Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quais são as comidas típicas gregas?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

11 Respostas

  1. Tem uma deliciosa, que é um tipo de uma lasanha feita de beringela e omelete, muito bom.E tem tb uma sopa de lentilha com canela e pedacinhos de cenoura, tb muito gostosa. Não me lembro dos nomes.

  2. KOURABIES

    LOUKOUMADAS, ARNAKI SOUVLA E KEFTEDAKIA

    KEFTEDAKIA

    Para saber o Modo de Preparo, segue link abaixo

    http://www.ellines.com.br/ogrego.htm

  3. Oi! Algumas comidas gregas sao as seguintes:

    LOUKOUMADES, ARNAKI SOUVLA ,SALATA HORIATIKI, TZATZIKI, TARAMOSALATA ,DOLMADAKIA, PAPOUTSAKIA, KEFTEDAKIA e MOUSAKA

  4. pizza na telha,cogumelo do sol,banha de bacalhau com feijão branco,linhaça ao molho de alcaparraz

  5. A Culinária Grega
    Já para os antigos gregos a alimentação era o melhor meio de manter a saúde. Prova disto é que já ao famoso Hipócrates de Cós (o pai da medicina, séc. V AC) são atribuídos textos de dietética, que constituem um verdadeiro receituário, com uma listagem minuciosa dos alimentos consumidos na Grécia Clássica.

    Para os gregos qualquer refeição que se prezasse, mesmo a mais humilde, tinha que ser convenientemente regada com os calorosos vinhos da Trácia, de Tassos, ou de Quios.

    Amadurecendo em ânforas, estes néctares tornaram os gregos, a par das suas inclinações artísticas e intelectuais, sobejamente conhecidos no mundo antigo.

    Se bem a alimentação era indispensável para fortalecer os homens para a guerra, os gregos nunca desprezaram os prazeres da mesa em tempos de paz. Consideravam as refeições comunitárias como uma marca de civilização e o banquete como uma manifestação artística e a negação da barbárie.

    Os cozinheiros gregos eram homens livres, que se gabavam de ter como antepassado Cadmus, fundador de Tebas e inventor da escrita. Chegaram até nós os nomes de alguns “chefs” famosos e na época da dominação romana houve mesmo algumas escolas de cozinhas em Atenas, onde eram organizados concursos.
    A culinária era pois uma profissão lucrativa e honrada.

    A Grécia antiga está na origem de quatro contributos fundamentais para a cozinha: a criação e o frequentar habitual do mercado, o estatuto especial atribuído ao cozinheiro, a frugalidade e as inúmeras receitas para a posteridade.

    GASTRONOMIA GREGA MODERNA

    Os gregos apreciam comer bem e desenvolveram, através dos tempos, uma culinária característica. Graças ao seu clima e à sua posição geográfica, típicamente mediterrânica, a Grécia tem o privilégio de produzir ingredientes excepcionais: as frutas e verduras amadurecem em todo o seu esplendor, sem humidade, com toda a intensidade dos aromas, cores e nuances. Os tomates são muito doces, os pepinos crocantes e as frutas… um capítulo à parte.

    A vida social dos gregos inclui horas ao redor de uma mesa, em alguma taberna, comendo, bebendo e conversando, tanto ao almoço, depois do qual fazem a sesta, como ao jantar.

    Bebida alcoólica, sem comer, nunca!… Qualquer bebida tem que vir acompanhada de algum petisco. Aliás, os gregos são especialistas em “mezédes”, pequenas porções de muitas coisas deliciosas, degustadas no almoço ou no final da tarde.

    A culinária grega baseia-se em ingredientes frescos. Carne ou peixes são simplesmente grelhados servidos com ervas ou molho de limão. Carneiro, frango e porco podem ser servidos grelhados em bifes (brizola) ou em espetadas como um churrasco (souvláki), ou ainda cozidos em saborosos molhos. As costeletas de carneiro são deliciosas. À base de tomate com especiarias, não deixe de provar o stifado, cozido de carne ou polvo, com ervas, tomate, cebolinhas, azeite, vinagre e suave sabor de canela. Da culinária tradicional destacam-se, ainda, o Mussakás, que é uma espécie de lasanha de berinjela e o pasticcio, com macarrão, carne e molho bechamel.

    As sobremesas incluem saborosos doces feitos em geral no próprio restaurante
    como as loukoumádes (bolinhos tipo sonhos, fritos, com mel e canela), bougátsa (doce de creme ou queijo com canela e açúcar), halvá, rizogalo (arroz doce), galaktobúriko (bolo de leite), vaklavás (mil folhas com amêndoas ou noz) e kadaífi (também de amêndoas e canela). As frutas obedecem às estações e se você estiver andando pelas ilhas em Agosto e Setembro, sentirá o tempo todo o cheiro dos figos, doces, maduros, que nascem por todos os lugares.

    No café da manhã, o iogurte grego, que é suave e encorpado, pode ser apreciado com o maravilhoso mel produzido na Grécia. Outra especialidade são as massas folhadas para tortas ou pitas, com diversos recheios: de vários tipos de queijos isolados ou misturados (tiropita), de espinafre (spanakopita), ou doces, como de creme, maçã (milopita) ou chocolate. Os sumos de frutas naturais são obrigatórios.
    Para um lanche rápido, o giros (fatias de carne de frango ou pernil, temperadas e sobrepostas em uma grelha vertical) pode ser servido no prato, com salada, cebola, iogurte e batatas fritas, ou na pita, enrolado em pão tipo sírio, com tudo junto.

    Os vinhos gregos são de óptima qualidade e diferem-se a cada região. Entre os brancos, são famosos os de Santorini, alguns premiados na Europa, com suas uvas assirtico, atiri e aidani, cultivadas em solo vulcânico. Os tintos mais famosos são de Nemea, Creta, Naussa, Rodes, Paros e todo o norte da Grécia. Os doces, para aperitivo ou sobremesa, também chamados de vinho santo, são maravilhosos, como os de Samos, Patra, Santorini e Limnos.

    A Retsina é um tipo de vinho aromatizado pela resina do pinho

  6. A culinária grega contemporânea é tipicamente mediterrânea, e utiliza extensivamente o azeite, grãos e pão, vinho, peixes e diversos tipos de carnes, incluindo aves e coelho.[1] Entre os ingredientes típicos da culinária grega estão a carne de cordeiro ou de porco, azeitonas kalamata, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte. Entre as sobremesas predominam o mel e as nozes. Alguns pratos se utilizam de massa folhada.[1]

    O elemento mais característico e antigo da culinária grega é o azeite, utilizado em quase todos os seus pratos. É produzido a partir das oliveiras, muito presentes em toda a região, que dá um toque característico à comida grega. O grão mais utilizado na Grécia é o trigo, embora a cevada também seja cultivada. Entre os legumes e verduras cultivados estão o tomate, a berinjela, batata, vagem, okra, pimentões e cebolas. O mel é extraído do néctar de árvores frutíferas e cítricas: limoeiros, laranjeiras, além do mel do tomilho e do que é extraído das pinhas produzidas pelas coníferas. O lentisco, resina aromática com coloração de marfim, é cultivado na ilha de Quios, situada no mar Egeu.

    A culinária grega utiliza-se de mais ervas e temperos do que é comum com outras culinárias do Mediterrâneo: orégano, menta, alho, cebola, endro e folhas de louro, manjericão, tomilho e funcho. Muitas receitas gregas, especialmente no norte do país, utilizam-se de ervas “doces”, como, por exemplo, cravo e canela, em cozidos. Os sabores gregos freqüentemente são caracterizados pelo uso de menta e noz-moscada.

    O terreno do país favoreceu a criação de cabras e ovelhas, no lugar de vacas, e, desta maneira, pratos com carne bovina são mais raros. Pratos feitos com peixes são mais comuns, especialmente nas regiões litorâneas e nas ilhas. Uma grande variedade de queijos também é utilizada na culinária da Grécia; alguns dos tipos são Feta, Kasseri, Kefalotyri, Graviera, Anthotyros, Manouri, Metsovone e Mizithra.

    O espírito rústico da culinária grega geralmente se opõe a muito refinamento, embora as tendências recentes tenham indicado que a culinária contemporânea do país esteja se deslocando a um enfoque mais refinado. Comer fora sempre foi prática comum no país; estabelecimentos como a taverna e o estiatorio, espalhados por todo o país, servem comida grega caseira tradicional a preços acessíveis, tanto para locais como para turistas.

    Recentemente, o fast-food veio se tornando popular na Grécia, como no resto da Europa, com diversas cadeiras estrangeiras abrindo franquias. A maioria dos gregos, no entanto, ainda tem como base de sua alimentação os pratos ricos e extensos de sua culinária. Além disso, algumas comidas tradicionais dos gregos, em especial o souvlaki, gyros, sanduíches no pão pita, tiropita e spanakopita, entre outros, são servidos no estilo fast-food.

    bjs

  7. *
    Kurabie, Moussaká são algumas típicas. Todas regadas a muito azeite e tb grande variedade de peixes mediterrâneos e etc.

  8. Arroz à Grega
    Avgolemono
    Baklavas
    Biscoito Grego
    Bolinhos de Carne à Grega (Youvarlakia)
    Bolo Creta
    Cordeiro em Papilotes
    Cozido Grego e Carne com Cebolinhas
    Frappé
    Ghiuvetch
    Ghoforia Plaki
    Gyros – Sanduíche de Cordeiro
    Horiatiki – Salada Grega
    Kurabie
    Lanche Folhado de Queijo Grego
    Melitzanosalata – Pasta de Berinjelas
    Moussaka
    Ostras com Molho Mignonette
    Pasta Grega
    Pitta
    Psarosoupa – Sopa de Peixe
    Salada Grega
    Skorthaliá – Molho grego de alho (Pasta)
    Sopa de Lentilha e Tomate Picante
    Sopa de Limão
    Souvlaki Galoupulas
    Souvlakia
    Taramosalata
    Tomates Gregos
    Tzatzik
    Uvas Gratinadas

    bjs

Perguntas Relacionadas