Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quais são as consequencias do álcool?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Conseqüências

    A cirrose hepática é uma das doenças mais comuns provocadas pelo alcoolismo. A bebida é notabilizado através do fígado e quando se usa álcool em grandes quantidades e por longo período, podem surgir alterações no órgão. O álcool provoca infiltração de gorduras no fígado, pode gerar a hepatite alcoólica e, mais grave, a cirrose hepática. A cirrose se caracteriza pelo endurecimento do fígado, provoca ascite (barriga d’água) e formação de varizes no esôfago. Além do fígado, outras partes do organismo podem ser afetadas pela bebida. No cérebro, a intoxicação aguda – mesmo em não alcoólatras – pode provocar acidentes, agressões e suicídio. O álcool interfere no funcionamento do aparelho digestivo, desenvolve irritações na boca e esôfago, além de provocar distúrbios gástricos que acabam agravando doenças já existentes, como a úlcera. O intestino também pode sofrer com diarréias e dificuldade de absorção de alimentos, provocando a desnutrição. O uso constante de bebida também agrava diversas outras doenças infecciosas, como tuberculose e pneumonia.

    O tratamento da doença é complexo, pois não pode ser desvinculado das complicações orgânicas e psíquicas, por isso apresenta múltiplos aspectos. O primeiro passo no tratamento é a desintoxicação e para isso a pessoa é internada. Nesta fase pode acontecer a síndrome de abstinência, que é caracterizada por uma série de sintomas que aparecem quando a pessoa pára de beber. Entre estes sintomas estão os tremores, alucinação e alteração do comportamento.

    Muitas pessoas que sofrem do alcoolismo escondem o problema, se afastam de amigos e familiares e são incapazes de buscar ajuda ou se auto-ajudarem. Existem métodos alternativos como os Alcoólatras Anônimos e o CVV (centro da valorização da vida) onde os dependentes do álcool e drogas falam de seus problemas a pessoas dispostas a ouvir e ajudar. De qualquer maneira, a vontade própria é o requisito básico para deixar o vício.

  2. Conforme eu estudei, o Brasil tem condições de ser o maior produtor de álcool do mundo, mas algumas consequências podem afetar isso, sendo a principal delas, o local de plantação da cana de açúcar e outros derivados dos quais são produzidos o álcool. Estudiosos do assunto dizem que por precisar de um grande espaço para esse cultivo, acarretaria em diminuir os espaços destinados a plantação de alimentos para a população, além de elevar os custos dos alimentos, e neutralizar o efeito fértil da terra conforme a plantação das matérias primas do álcool.
    Fora isso, o álcool, em minha opnião, é uma das melhores fontes renováveis existentes, pois em comparação ao petróleo, polui muito menos o meio ambiente, é muito mais viável para o bolso do consumidor, e pode vir a aumentar a economia di país.

Perguntas Relacionadas