Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais são as regras do hóquei?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Regras

    Uma partida de hóquei sobre grama consiste de dois tempos de 35 minutos cada, durante os quais dois times com onze jogadores tentam marcar o maior número de gols possível. Os gols são marcados quando a bola – feita de plástico (tipo PVC) e cortiça, com um diâmetro de 7 centímetros e pesando cerca de 170 gramas – atravessa totalmente a linha do gol adversário depois de ser tocada pelo taco (“stick”) de um atacante dentro da área de chute (um semicírculo marcado a 15 metros do gol).

    A bola só pode ser tocada com o lado plano do taco, geralmente feito de madeira, mas podendo ser construído em alumínio ou fibra de carbono. Os tacos pesam entre 350 e 700 gramas, variando de comprimento, tipo de construção e curvatura de acordo com a preferência do jogador.

    O campo tem 91 metros de comprimento e 55 metros de largura, dividido por uma linha central e com uma outra a 23 metros de cada linha de fundo. O gol tem 2,10 metros de altura e 3,66 metros de largura.
    Uma característica única do hóquei sobre grama é a regra de obstrução. Na maioria dos outros esportes proteger a bola com o corpo não só é permitido como faz parte da estratégia do jogador. No hóquei sobre grama, no entanto, proteger a bola com o corpo só é permitido quando a bola está em movimento. Desta forma todos os jogadores têm a mesma chance de ter o controle da bola, quando há um drible ou um passe.

    Outras infrações incluem tocar a bola com alguma parte do corpo (somente ao goleiro é permitido tocar a bola com as mãos ou as pernas), usar o taco de maneira perigosa e lançar a bola perigosamente na direção de algum jogador.

    Normalmente, quando é marcada uma infração, o time que a sofreu tem direito a um tiro livre do lugar onde esta foi marcada. No entanto, se a falta acontecer dentro da área de chute, ou se tratar de uma falta intencional da defesa, atrás de sua linha de 23 metros, é marcado um córner curto (short-corner).

    O córner curto é um tiro livre do ataque, batido da linha de fundo a uma distância de 9 metros do poste do gol, devendo todo atacante estar fora da área de chute. Somente cinco defensores podem ficar atrás da linha de fundo, enquanto os outros devem ficar atrás da linha do meio de campo. A vantagem é toda do ataque, que precisa parar a bola antes de lançá-la ao gol e para tal realiza uma série de jogadas previamente ensaiadas para iludir os defensores.

    Qualquer falta intencional marcada dentro da área de chute resulta em pênalti em favor do ataque. O pênalti é cobrado a uma distância de 7 metros do gol e o jogador só poderá dar um passo para empurrar a bola (não é permitido batê-la no pênalti) em direção ao gol, depois de autorizado pelo árbitro.

    Com relação às faltas, os árbitros podem punir os jogadores com três tipos de cartões, que são aplicados de acordo com a gravidade da infração cometida. O cartão verde serve para advertir um jogador quanto à sua conduta anti-esportiva. O próximo nível é o cartão amarelo, que leva a uma suspensão temporária do jogador, cabendo ao árbitro determinar a duração desta. Os jogadores suspensos devem sair do campo e não podem ser substituídos. E em casos extremos o árbitro usa o cartão vermelho, que exclui o jogador pelo resto do jogo.

  2. Por dentro do jogo
    As estratégias de ataque e de defesa são planejadas pelo técnico da equipe, antes e ao longo do jogo. Subsituições também são responsabilidade do técnico. Este não pode falar com o juiz – a não ser quando queira pedir por uma revista do equipamento usado pela equipe oponente – nem pode entrar na pista.

    [editar]
    Habilidades necessárias
    As principais habilidades necessárias no hóquei no gelo são:

    Patinação (skating): É considerado a habilidade mais importante do esporte. Todos os jogadores precisam ser capazes de virar rapidamente, de patinar “a ré” – tudo em altíssima velocidade. Freiar (ou saber diminuir a velocidade rapidamente) também é uma outra capacidade importante.
    Manejamento do taco: Jogadores precisam usar o taco para movimentar o disco. Geralmente, movimenta-se o disco, empurrando-no com um lado da lâmina, e, posteriomente, com o outro lado da lâmina. Jogadores habilidosos movimentam o disco, usando o taco, de um lado a outro rapidamente, fazendo com que seus oponentes fiquem confusos. O taco também pode ser usado para receber passes aéreos, entre outros movimentos possíveis.
    Passe (passing): É o passe do disco entre jogadores da mesma equipe, usando o taco. Pode-se passar o disco através de um passe normal, onde o disco movimenta-se sem sair do gelo; ou através de um passe aéreo, onde o disco pecorre um certo trajeto no ar.
    Tiro (shooting): Capacidade de propulsionar o disco em alta velocidade em direção à baliza, usando o taco. Pode-se usar wrist shots, onde a lâmina do taco está em contato com o gelo no momento em que a lâmina propulsiona o disco, ou slap shots, onde o jogador levanta o disco para trás, e o traz rapidamente de volta para frente, propulsionando o disco, e geralmente sem manter contato com o gelo. Slap shots propulsionam o disco com mais força e rapidez do que wrist shots, só que com menos pontaria.
    Marcação (bodychecking ou simplesmente checking): A habilidade de um jogador de remover a posse do disco de outro jogador oponente. Pode-se usar o taco (stick checking) ou o corpo (body checking). Usa-se o taco para tentar alterar a direção de movimento do disco, ou o corpo, para bloquear, desviar ou diminuir a velocidade do jogador oponente. Neste caso, permite-se contato corpo-a-corpo apenas com a parte superior do corpo, sem o uso direto dos braços. Body checking é livre em jogos profissionais e na maioria dos jogos amadores, mas jogos realizados em escolas nos Estados Unidos limitam seu uso apenas nas zonas neutras e defensivas. Nos jogos do Campeonato Internacional de Hóquei Sobre o Gelo Feminino, bodychecking é proibido (devido às diferenças existentes entre o tamanho e a massa das jogadoras de hóquei sobre o gelo do Canadá e dos EUA em relação à jogadoras de outros países).
    [editar]
    Posições

    Um gol.O goleiro (goaltender, goalie): É o jogador encarregado de defender o gol. Ficam quase sempre próximos ao gol. Os goleiros precisam de rápidos reflexos, além de rapidez e força suficiente para mover qualquer parte do corpo – e o pesado equipamento de proteção – rapidamente, com o intuito de bloquear o gol. Um pequeno erro ou demora de alguns poucos segundos podem custar ao seu time um ponto. Ao contrário dos outros jogadores, possuem o direito de pegar o disco com as mãos, em qualquer parte da pista.
    Defesa (defense): Atua principalmente na zona de defesa de seu time, tentando parar ataques da equipe oponente. Marcam poucos gols. Alguns, porém, são muito ofensivos, participando de jogadas de ataque quando possível. Estes fazem mais gols, mas arriscam a defesa de sua equipe.
    Centro (center): Posiciona-se no centro da pista. Geralmente, são os jogadores que mais se movimentam ao longo do jogo, e participam tanto de jogadas de defesa quanto de ataque. São também os jogadores que mais marcam gols.
    Wingers: Posicionam-se nos cantos da zona de ataque, lutando pelo disco, quando este vai para a região detrás da baliza, posicionam-se em frente ao gol (com o intuito de bloquear a visão do goleiro e de pegar possíveis rebotes) e fazem passes ofensivos para outros jogadores de sua equipe, quando estes estão livres de marcação. Geralmente, dois são utilizados, um sendo o left winger (asa esquerda) e o outro o right winger (asa direita).
    A grande maioria das equipes de hóquei no gelo usam 3 jogadores de ataque (um center e dois wingers) e 2 jogadores de defesa, além do goleiro.

    Cada equipe possui um capitão, encarregado de liderar a equipe em jogo, e é o único jogador de uma equipe permitido a falar diretamente com os juízes ou os linesmen. O capitão é identificado pela letra C, em maiúscula, localizado na parte frontal superior do uniforme. Dois jogadores da equipe são escolhidos como capitães alternativos, como substitutos ao capitão ativo, caso este seja penalizado ou expulso – e são identificados pela letra A, em maiúscula

    PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE NESSES SITES:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%B3quei_no_gelo

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoquei

Perguntas Relacionadas