Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quais são os ecossistemas disponiveis ao redor da terra?

quais são os ecossistemas disponiveis ao redor da terra?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. (H.B.) Ecossistema corresponde a um conjunto formado por seres vivos (comunidades biológicas) interagindo com fatores não-vivos do meio (fatores abióticos), como luz, temperatura, luminosidade.

    Também é bom ter noção da dinâmica das comunidades: sua formação (sucessão ecológica e produtividade), as interações biológicas (simbioses, mutualismo, comensalismo, parasitismo e predatismo), além de saber interpretar as curvas de crescimento das populações em seus respectivos ambientes.

    Pode ser de qualquer tamanho, como uma floresta, uma lagoa, uma ilha ou um aquário. A própria biosfera, em sua totalidade, pode ser considerada como o maior ecossistema da Terra.

    Ela inclui o conjunto de todos os ecossistemas, como florestas, campos, desertos, lagos, rios, pântanos, regiões costeiras, praias, etc, formando uma camada quase contínua ao redor da Terra.

    Biomas são grandes ecossistemas constituídos por comunidades que atingiram o estágio clímax e têm suas características relacionadas ao tipo de vegetação que apresentam e os principais são: tundra, taiga, floresta temperada, floresta tropical, campo e deserto.

    Os principais biomas terrestres brasileiros são: floresta amazônica, floresta pluvial costeira (Mata Atlântica), floresta de araucárias, campos cerrados, campos (pampas), caatingas, matas de cocais (babaçuais), pantanal, manguezais. Os biomas aquáticos podem ser de água doce ou de água salgada.

    Os de água doce podem ser de águas lênticas ou paradas (lagos, lagoas e charcos) e de águas lóticas ou em movimento (rios, riachos e corredeiras). O bioma de água salgada é o ambiente marinho, no qual se distinguem o domínio bentônico (fundo) e o pelágico (relativo às massas de água).

    Uma floresta, por exemplo, é um local onde vivem muitas espécies diferentes (é o habit delas) e cada uma delas pode ocupar um nicho diferente como o solo, o topo das árvores, os troncos, arbustos, poças de bromélias, entre outros.

    Uma cadeia alimentar corresponde a uma relação linear de indivíduos servindo de alimento uns aos outros. A teia alimentar corresponde ao conjunto de relações que se estabelecem entre as populações de um ecossistema, formando diagramas entrelaçados que lembram uma teia ou rede.

    Elas indicam todas as relações alimentares possíveis em dado ecossistema: o que cada população utiliza como alimento e para que populações cada um pode servir. Toda cadeia alimentar tem como base um produtor, que é o ser vivo capaz de produzir o próprio alimento.

    Os produtores são os seres que fazem fotossíntese, pois por esse processo conseguem transformar água e gás carbônico em glicose (o alimento) e oxigênio, na presença da luz solar. Os vegetais, as algas e algumas bactérias pertencem a esse grupo.

    Os consumidores são todos os seres vivos que não são capazes de produzir o próprio alimento e por isso precisam se alimentar de outros seres vivos. Se eles se alimentam exclusivamente de vegetais (produtores), são chamados de herbívoros.

    Alimentando-se de outros animais, são chamados de carnívoros. Os que se alimentam tanto de animais como de vegetais são chamados de onívoros.

    Decompositores são os seres vivos que se alimentam de cadáveres de plantas e animais, garantindo a decomposição e a reciclagem da matéria orgânica presente neles e possibilitando o reaproveitamento dessa matéria por outros seres vivos.

    São representados por fungos e bactérias. Concluímos, portanto, que toda a energia que circula no ecossistema provém da energia solar, que é assimilada pelos produtores no processo de fotossíntese e depois transferida a todos os outros seres vivos que se alimentam deles, direta ou indiretamente.

    Os produtores são os únicos seres vivos capazes de transferir a energia do sol para moléculas orgânicas, através da fotossíntese. Essa energia, transferida para as moléculas de glicose fica disponível para todos os outros seres vivos que se alimentam desses produtores direta ou indiretamente (alimentando-se de consumidores que se alimentam de produtores).

    Dessa forma a energia assimilada do sol flui no ecossistema.

    É importante saber que dentro de um ecossistema, a matéria orgânica sintetizada pelos produtores é transferida aos outros indivíduos que fazem parte das diferentes cadeias alimentares (teia alimentar), passando pelo solo e pela atmosfera e voltando aos seres vivos, cumprindo o que se chama de ciclo da matéria.

    A energia, por outro lado, flui continuamente, desde que é assimilada pelos seres fotossintetizantes, passando por vários níveis tróficos dentro das cadeias alimentares e dispersando-se a cada passagem, precisando, por isto, ser continuamente reposta.

    Por isto falamos em fluxo da energia e ciclo da matéria orgânica.

    As pirâmides ecológicas são representações gráficas da biomassa (massa viva total existente em determinado espaço), da energia ou do número de indivíduos presentes em cada um dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar, em determinado ecossistema.

  2. Existem infinitos ecossistemas na terra, estes não apresentam tamanho definido, o que varia é a composição dos mesmos, pois sofrem influência do meio abiótico. Já que a temperatura, luminosidade, disponibilidade hídrica, relevo, tipo de solo, dominância dos ventos, etc., variam de uma região para outra. Por exemplo ecossistemas existentes na Amazônia são diferentes aos da região litorânea que por suas vez são diferentes aos ecossistemas da região sul do pais, pois os fatores abióticas são completamente diferentes, conseqüentemente causando influências direta e indiretas na composição destes ecossistemas.

Perguntas Relacionadas