QUAIS SÃO OS ELEMENTOS CAUSADORES DA INFLAÇÃO E DA DEFLAÇÃO E COMO EVITAR O PRIMEIRO?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Existem 2 tipos de inflação (aumento de preços):
*de custos: se dá pelo aumento dos insumos (matéria prima, por exemplo), que são passados para os preços.
*de demanda: aumento da demanda e incapacidade da economia de aumentar a produtividade no curto prazo. Pela Lei da Oferta e da Demanda os preços dos produtos aumentam (se a procura aumenta, os preços sobem).
Deflação (diminuição dos preços): pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda (procura) e pelo volume de moeda em circulação.
Como evitar a inflação: investimentos em infraestrutura, pois assim o crescimento da demanda pode ser atendido; não colocar de uma vez só muito dinheiro na economia (com mais dinheiro, as pessoas vão logo comprar, e com isso os preços vão aumentar); controle do governo para não permitir aumentos exorbitantes de certos insumos….existem outras, mas essas são as mais simples
Inflação, é simplesmente causada pela corrupção e os desvios de recursos públicos. Ações do lula e sua raça, maldita.
Inflação pode ser resumidamente definida com sendo o aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços, ocasionando a queda do valor da moeda e, conseqüentemente diminuindo seu poder de compra. A inflação pode ocorrer quando acontece um aumento generalizado da demanda por algum serviço ou produto. A gasolina ou o diesel, por exemplo, se a procura por esses produtos aumentarem generalizadamente, a tendência é que seus preços sofram um aumento na mesma proporção, como estes são insumos para outros produtos e serviços, é possível que o preço de quase tudo aumente, causando uma inflação. As possíveis causas de uma inflação bem como de sua solução dependem da análise mais abrangente da situação econômica de um país ou região, os exemplos que cito aqui são bastante simples, já que o intuito é tentar definir de forma mais fácil seu conceito. Tipos de inflação:1-Inflação de demanda: ocorre um aumento do nível geral de preços devido a um crescimento elevado da procura de um determinado bem ou serviço, sem que a oferta acompanhe este crescimento. Exemplo: em determinada região o verão apresentou temperaturas acima da média prevista e a procura por ventiladores aumentou excessivamente, a tendência é que o preço dos ventiladores aumente, equilibrando, ou tentando equilibrar, a relação entre oferta e demanda.2-Inflação de custos: quando as matérias-primas utilizadas na fabricação de determinado bem sofrem aumento e este é repassado para o produto final. Exemplo: o aumento do trigo, a depender da situação, gera o aumento do preço do pão francês.Deflação é a redução do nível geral de preços e pode ser ocasionada pela baixa procura por um serviço ou bem de consumo, ou quando há muita oferta e pouca demanda. Esta situação obriga as empresas a reduzirem os preços dos seus produtos e serviços, colocando em risco seu faturamento e, em alguns momentos, ocasionando demissão de trabalhadores, já que o ritmo de produção foi reduzido.
A deflação pode ser um dos ingredientes para a recessão. Como a demanda está baixa, o empresário irá reduzir os preços dos bens comercializados e, conseqüentemente irá reduzir também a produção deste bem. Isso ocasionará a demissão de funcionários, pois o ritmo de produção foi diminuído, fazendo com que sobre mão de obra. Essa situação em larga escala e com continuidade em relação ao tempo, leva a economia à recessão, que é a diminuição do PIB. Para evitar que isto aconteça um dos instrumentos regulatórios utilizados é a redução da taxa de juros, para que o dinheiro extra no mercado force os preços a subir e mantenha o nível de preços equilibrado, preferencialmente com uma leve taxa de inflação. Uma deflação, por menor que seja, é muito mais prejudicial para a economia do que a inflação.
abraços