Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais são os estados beneficiados pela transposição do rio são francisco?

quais serão os estados prejudicados pela transposição do rio são francisco?

quais são as técnicas usadas na irrigação do semi árido Nordestino?

quais são os aspectos positivos e negativos?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. transposição do rio São Francisco se refere ao polêmico e antigo projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”. O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. Orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões, que prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão. Tal projeto, teoricamente, irrigará a região nordeste e semi-árida do Brasil. A polêmica criada por esse projeto tem como base o fato de ser uma obra cara e que abrange somente 5% do território e 0,3% da população do semi-árido brasileiro e também que se a transposição for concretizada afetará intensamente o ecossistema ao redor de todo o rio São Francisco.[1]. Há também o argumento de que essa transposição só vai ajudar os grandes latifundiários nordestinos pois grande parte do projeto passa por grandes fazendas e os problemas nordestinos não serão solucionados [2]. O principal argumento da polêmica dá-se sobretudo pela destinação do uso da água: os críticos do projeto alegam que a água será retirada de regiões onde a demanda por água para uso humano e dessedentação animal é maior que a demanda na região de destino e que a finalidade última da transposição é disponibilizar água para a agroindústria e a carcinicultura.

  2. veja bema.PE, PB, RN e CE. abastecendo perto de 8 milhões de pessoas, ou seja quase 8 milhões de votos , sendo a grande maioria de cabresto.
    sempr é embargada a obra pelo ambiemtalistas porque alegam não haver plano ambiental de:
    1-a captação d’água para a transposição deverá concorrer para agravar, ainda mais, o quadro atual de degradação ambiental em que se encontra o vale do rio São Francisco
    2-qual a real importância da obra para os estados receptadores?e aí entra a questão pólitica quem fizer ganha votos tirando dos coroneis,
    3- democratização da água na região (quer dizer quem vai receber até onde, quem vai pagar, quanto quem vai receber, lucrar)
    moral da historia iso talvez nem seja coisa do governo dilma, pois o lula tentou e esbarrava sempre em açõs de embientalistas comandados por politicos( caso identico ao dos indios e suas reservas)
    positivo vai beneficiar milhões de eleitores que vivem explorados pelos donos de carros de agua
    negativo: vai acabar com a industria do voto por essa alegação pelo menos criar indstrias ques serão as exploadoras da agua e pertencentes aos coroneis porejudicdos.
    pro e contra se entrelaçam;
    por isso não saiu ainda

Perguntas Relacionadas