Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais são os tipos de nuvens?

Quais são os tipos de nuvens? Quais são suas características?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Cirrus, cirrustratus, cirrucumulus. (Altas)
    Altostratos, altocumulus. (Médias)
    Stratocumulus, stratus, nimbostratus (Baixas)
    Cumulus, cumulonimbis. (Desenvolvimento vertical)

  2. 1 – Cirrus(CI): Tem um aspecto delicado, sedoso ou tipo de uma fibra, tem a cor branca e brilhante..

    2 – Cirrocumulus(CC): De pouca espessura, compostas de elementos muito pequenos em forma de grãos e rugas..

    3 – Cirrostratus(CS): véu transparente, fino e esbranquiçado, sem ocultar o sol ou a lua, apresentam o fenômeno de halo..

    4 – Altostratus (AS): camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a alto-cúmulo; compostas de gotículas superresfriadas e cristais de gelo; não encobrem o sol..

    5 – Altocumulus (AC): Lençol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras próprias..

    6 – Stratus (St): muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas à superfície; é o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estável) e produz chuvisco (garoa)..

    7 – Stratocumulus (SC): lençol contínuo ou descontínuo, de cor cinza ou esbranquiçada, tendo sempre partes escuras..

    8 – Nimbostratus (NS): aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta..

    9 – Cúmulo (Cu): com contornos bem definidos. Podem ser orográficas ou térmicas (convectivas); apresentam precipitação em forma de pancadas..

    10 – Cumulonimbus (CB): são nuvens de trovoada com a base entre 700 e 1.500 com bicos que chegam a 24 e 35 km de altura, sendo a média entre 9 e 12 km são formadas por gotas d’água, cristais de gelo..

  3. NUVEM

    Nuvem é um conjunto visível de partículas diminutas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenômenos atmosféricos. A nuvem pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.

    As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos. A forma e cor da nuvem depende da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posições relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (sol, lua, raios) em relação à nuvem.

    CLASSIFICAÇÃO DAS NUVENS

    # Quanto ao aspecto

    CumulonimbusEstratiformes – nuvens de desenvolvimento horizontal, cobrindo grande área; apresentam pouca espessura; dão origem a precipitação de caráter leve e contínuo.
    Cumuliformes – nuvens de desenvolvimento vertical, em grande extensão; surgem isoladas; dão origem a precipitação forte, em pancadas e localizadas.
    Cirriformes – nuvens de desenvolvimento horizontal. São fibrosas, de aspecto frágil e ocumpam as altas atmosferas. São formadas por cristais de gelo minúsculos e não dão origem a precipitação; porém elas são fortes indicativos de precipitação.

    # Quanto à constituição
    Sólidas – Podendo conter gelo até mesmo de tamanho elevado, chegando a pesar 1 tonelada, se em nuvens chamadas de negras ou tremulas.
    Líquidas – constituídas basicamente por gotículas de água.
    Mistas – constituídas tanto por gotículas de água quanto cristais de gelo.

    # Quanto ao estágio (altura)
    De acordo com o Atlas Internacional de Nuvens da OMM (Organização Meteorológica Mundial) existem três estágios ou grupo de alturas de nuvens:

    Altas – base acima de 6 km de altura – constituídas por nuvens sólidas.
    Médias – base entre 2 a 4 km de altura nos pólos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador – podendo ser nuvens líquidas ou mistas.
    Baixas – base até 2 km de altura – constituídas de nuvens líquidas.

    TIPOS:

    Cirrus (Ci): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante. Ficam a 8 mil metros de altitude, numa temperatura a 0 °C. Por isso são constituídas de microscópicos cristais de gelo.

    Cirrocumulus (Cc): delgadas, agrupam-se num padrão regular. São compostas de elementos extremamente pequenos e em forma de grãos e rugas. Servem para indicar a base de corrente de jato e turbulência.

    Cirrostratus (Cs): em forma de um véu quase transparente, fino e esbranquiçado, que não oculta o sol ou a lua, e por isso dão origem ao fenômeno de halo (fotometeoro). Se localizam logo abaixo dos Cirrus e também são formados por cristais de gelo.

    Nuvens cirrus Altostratus (As): camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a altocumulus; são compostas de gotículas superesfriadas e cristais de gelo; não formam halo pois encobrem o sol de modo a “filtrar” sua luz; dão origem à precipitação leve e contínua.

    Altocumulus (Ac): lençol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras próprias. Constituem o chamado “céu encarneirado”.

    Stratus (St): muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas à superfície é o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estável) e produz chuvisco (garoa). Quando se apresentam fraccionadas são chamadas fractostratus (Fs).

    Stratocumulus (Sc): lençol contínuo ou descontínuo, de cor cinza ou esbranquiçada, tendo sempre partes escuras. Quando em vôo, há turbulência dentro da nuvem.

    Nimbostratus (Ns): aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta; produz precipitação intermitente e mais ou menos intensa.

    Cumulus (Cu): contornos bem definidos, assemelham-se a couve-flor; máxima frequência sobre a terra de dia e sobre a água de noite. Podem ser orográficas ou térmicas (convectivas); apresentam precipitação em forma de pancadas; correntes convectivas. Quando se apresentam fraccionadas são chamadas fractocumulus (Fc). As muito desenvolvidas são chamadas cumulus congestus. É sinal de bom tempo.

    Cumulonimbus (Cb): nuvem de trovoada; base entre 700 e 1.500 m, com topos chegando a 24 e 35 km de altura, sendo a média entre 9 e 12 km; são formadas por gotas d’água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo.

    Cumulonimbus Incus: Forma de bigorna; o topo apresenta expansão horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro, e é formado por cristais de gelo, sendo nuvens do tipo Cirrostratus (Cs).

Perguntas Relacionadas