Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual a diferença entre a fruta pitomba e a fruta longana?

Qual a diferença entre a fruta pitomba e a fruta longana?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. LONGANA OU LOGAN

    Nome científico: Dimocarpus longan (Lour.) Steud (Euphoria longana Steud).

    Família: Sapindaceae

    Origem e dispersão: Asiática, provavelmente do Sul da China à Tailândia.

    Clima e solo: Adapta-se bem às regiões subtropical e tropical, com período de frio.

    Propagação: Propagada por semente. Neste caso, demora mais de 10 anos para produzir. Por isso a propagação vegetativa é importante, sendo a alporquia o principal método.

    Variedades: Já existem variedades melhoradas de longan, como a Kohala, introduzida em 1986, pela Unesp de Jaboticabal, proveniente da Flórida, mas desenvolvida no Havaí. Muitas outras variedades existem na Ásia.

    Utilização: Pode ser consumido ao natural, pois suas variedades melhoradas são doces, de excelente sabor, contendo mais de 15% de açúcares, embora contenha quase sempre uma semente muito grande. Pode também ser conservada em calda ou desidratada, como a lichia.

    PITOMBA

    Nome Científico:Eugenia Iuschnathiana Berg

    Família Botânica:Myrtaceae

    Características Gerais: Fruto pequeno, arredondado, facilmente encontrado em Pernambuco e na Paraíba, de janeiro a abril. É uma fruta rica em vitamina C e não é usada em preparações culinárias.

    Portanto são frutas diferentes……

    Se fosse um índio falando, melhor seria correr pra não levar um tapão na orelha (pois significa sopapo em tupi) , mas a nossa Pitomba é uma frutinha que é a cara do Nordeste. Encontrada desde os estados do Norte, é nas bandas nordestinas que ela é mais comum. As Pitombeiras dão frutos de janeiro à abril, mas por essas bandas daqui da Paraíba, elas estão carregadinhas ainda nesse mês de maio. A Pitomba é dessas frutas diferentes, da mesma família da jabuticaba, com a aparência da lichia, mas não chega a ser tão suculenta. Desde a primeira vez que provei, fiquei com a impressão de estar chupando uma bala com caroço. Engraçado, mas foi o que pensei, pois você pode comer cachos e cachos que seu estômago continua pequeno, se é que dá pra me entender. Você quebra a casquinha levemente dura com os dentes, e tira de dentro uma grande semente envolta por uma carne esbranquiçada. Essa carne você chupa até desaparecer. Com muita vitamina C, no começo é bem doce e no final mais ácida, sobrando apenas o grande caroço. A Pitomba não serve para fazer doces, mas tem outras utilidades. A bioquímica Maria Ligia Macedo extraiu uma proteína da pitomba, a lectina, que promete ser eficaz contra pragas de fungos e carunchos em plantações de cana-de-açúcar e café e em grãos de feijão e soja estocados. E aquele baita caroção, segundo a medicina natural, serve para tratar diarréias graves. Não esquecendo que essa árvore linda te proporciona uma sombra fresca e agradável para os dias de calor.

Perguntas Relacionadas