Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual a diferença entre medico e paramedico?

tipo eu quero ser paramedica
Mais eu nao sei como é fazer isso na faculdade
vc tem que fazer medicina???ou tem outra tipo area pra ser um paremedico??
Qual a diferença entre eles??
Quanto que demora assim pra fazer??

Enfim tenho muitas duvidas
Mais por favor sera que vcs poderiam me responder essas??

Obrigado

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. opa! então, um paramédico nao faz medicina, é como se fosse um técnico em suporte básico e avançado de vida. A diferença é que como médico você ganha mais, porém tem que fazer 6 anos de medicina, já um paramédico ganha menos, e é tipo um bombeiro ou socorrista, mas nao seii como se faz para se tornar um. o Paramédico não pode receitar remédios e nem assinar nada relacionado a sua saúde, a nao ser dar seu laudo do tipo (o paciente chegou com 10 na escala de Glasgow). Que é como se fosse repassar para o médico a gravidade do paciente…é como se o paramédico tentasse estabilizar o paciente até a chegada do hospital…
    É mais ou menos isso 😉 um abraço e boa sorte

  2. A diferença é simples, médico é aquele q tentar solucionar a doença de paciente, curando-o, enquanto q o paramedico, faz o q um médico de primeiros socorros, nunca ouviu falar em paramedicos em corpos de bombeiros, em partidas de futebol, em ambulância da samu!!

  3. Olá “Srta.Cul…”!!
    Os Paramédicos são profissionais habilitados da carreira do socorro pré-hospitalar, cuja categoria profissional lhes permite a aplicação de técnicas médicas em ambiente extra-hospitalar.
    A classe paramédica engloba socorristas, técnicos de emergência médica de diversos níveis.

    Na língua portuguesa o paramédico é o profissional da área da saúde que auxilia os serviços médicos, mas que não pertence ao corpo médico, portanto o médico não é paramédico e conforme a língua portuguesa os enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, etc. são paramédicos.

    Apesar desse entendimento da língua portuguesa, isso não descreve adequadamente o profissional paramédico ou Técnico em Emergências Médicas com atribuições de executar procedimentos de Suporte Avançado de Vida como: intubações, acessos venosos, administração de medicamentos e soluções de emergências, sob direção médica indireta ou à distância.
    Nos países que existe este profissional dedicado ao atendimento pré-hospitalar, a pessoa que tem interesse em trabalhar nesta área, dispõe de cursos de formação e capacitação profissional em centros de ensino técnicos e acadêmicos públicos e privados para a formação do EMT (Emergency Medical Technician)
    Atualmente no Brasil a ausência deste profissional vem sendo preenchida com outros profissionais da saúde e da segurança, porém estas formações todas não atendem a formação especifica do EMT-P – Emergency Medical Technician Paramedic, conforme o currículo original (National Standard Curriculum) do US DOT (United State Department Of Transportation). É importante considerar que isso não é uma critica aos profissionais no Brasil, somente o fato do nosso país ainda se encontrar na fase de aprendizado e ensaio de diversos modelos estrangeiros como da França, Espanha e USA, sendo utilizados simultaneamente sem considerar o sistema como um todo (pré e inter-hospitalar), nem a formação e capacitação destes profissionais habilitados, por exemplo, se um médico tiver a intenção de trabalhar em emergências pré-hospitalares nos EUA, ele deve fazer cursos específicos da área pré-hospitalar ou se formar paramédico (EMT-P), sendo a partir daí considerada a sua formação de paramédico para exercer tal função.

    No Brasil não existe a formação do Técnico em Emergências Médicas como nos países onde estão bem definidos os sistemas de atendimento pré-hospitalar, porém o termo Técnico em Emergências Médicas esta presente em normas brasileiras como a NBR 14561 – viatura para resgate e atendimento pré-hospitalar e em legislações como a portaria CVS04/94 da Vigilância Sanitária do Estado de SP, entre outras que figuram também como Técnico de Enfermagem em Emergências Médicas, sendo esta uma especialização específica para Técnicos em Enfermagem.

    O curso de TEM não é um curso reconhecido como de formação profissional, não havendo o registro desse curso pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura nem o reconhecimento deste profissional Pelo M.T.E.- Ministério do Trabalho e Emprego nem o registro dessa profissão com classificação pelo CBO – Código Brasileiro de Ocupações, podendo ser desenvolvido como curso livre de capacitação ou extensão por qualquer instituição de ensino formal com carga horária da conveniência desta instituição para qualquer pessoa, porém se alguma instituição de ensino no Brasil tiver o interesse de implantar estes programas com os conteúdos e cargas horárias originais, esta instituição deve procurar as referências internacionais para os padrões de treinamentos, os equipamentos, laboratórios e áreas de campos práticos necessários, assim como a capacitação e atualização dos professores para estes cursos.
    Atualmente no Brasil não existe nenhum curso de formação profissional de TEM, pelo fato de não existir este profissional legalmente reconhecido e apesar de nosso país ter todas as características e demandas para estes profissionais, nós não temos bem definida de um modo geral a capacitação e regulamentação dos Técnicos de Emergências Médicas, ficando estes critérios à disposição de algumas corporações de bombeiros de alguns Estados.
    O que existe hoje no Brasil em termos de formação de TEMs, são os cursos promovidos pelos Corpos de Bombeiro Militar e pelas forças armadas, em conjunto com as policias.
    Os cursos em questão são considerados de especialização para os profissionais destas forças e não não regidos nem pelo MEC e nem pelo Ministério do Trabalho e sim pelas forças armadas e pelo Ministério da Defesa.
    Espero ter esclarecido a sua dúvida.
    Boa sorte!!

  4. O paramédico guarda uma relação secundária com a medicina, complementando-na. Assim, todos os profissionais afins, teriam esta classificação. Enquanto que a de médico, somento o graduado em medicina.
    Abraço.

  5. Os Paramédicos são profissionais da área de socorro pré-hospitalar, ou seja, fazem parte de uma categoria profissional que lhes permite a aplicação de técnicas médicas geralmente em um ambiente extra-hospitalar, mas que não pertence ao corpo médico, portanto o médico não é paramédico os enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, etc. são paramédicos. A categoria paramédica é formada por socorristas e técnicos de emergência médica de diversos níveis.
    Não existe esta formação no Brasil, mas a graduação e pós-graduação: faculdades de medicina ou enfermagem
    Outros cursos: cursos não superiores para auxiliares e técnicos em enfermagem ou voltados para militares do Corpo de Bombeiros também permitem o trabalho no setor de resgate
    O que se aprende: reconhecer riscos de paradas respiratórias, tratamentos para as principais emergências cardiovasculares, uso de desfibriladores, técnicas de remoção

    beijos no ♥

Perguntas Relacionadas