Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual a interpretação que vc dá para o ditado: Penso,logo existo?

Frase dita pelo filósofo francés René Descartes.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Quem pensa desenvolve suas próprias idéias e opiniões, logo, é um ser único, que pode contribuir, mesmo que com pouco, para o crescimento das pessoas a sua volta.

    Gostei da sua pergunta!

  2. Há pessoas que não “pensam” elas vegetam. Vão atrás do que pensa a maioria, não desenvolvem um pensamento crítico, quando questionadas sobre suas opiniões, simplesmente não sabem responder, pois, não existe opinião própria, e sim opinião pré-fabricada, seja pela mídia, pelo seu circulo social etc.

    Essa frase diz tudo. Quem não pensa, simplesmente não existe, é uma cópia.

  3. Existem 3 distinções básicas em que acredito: percepção – consciência e responsabilidade. Muitas criaturas (animais, por exemplo) não sabem que existem… mas quando percebem, cai na consciência… logo após vem a responsabilidade por todos os atos.

  4. Quer dizer que o individuo que tem consciência do meio em que vive, ele tem consciência de sua existência e percebe o mundo em que vive mais intensamente do que qualquer forma de vida do planeta, logo, só pensa quem tem consciência. Pois, a humanidade pensante, ela pode interagir com o planeta e tudo que está nele, coisa que não acontece com as outras espécies que provavelmente não pensam e não tem uma consciência tão desenvolvida como a nossa.

  5. Acho que a frase em si apresenta uma falácia por falta de abrangência, pois ela condiciona a existência ao pensamento. Uma pedra, por exemplo, não pensa, mas existe.
    A questão é que se você pensa, você tem a consciência de que existe, coisa que a pedra ou uma galinha não tem. Assim, a nível individual, você só existe a partir do momento em que você tem consciência disso.
    Eu, portanto, diria: penso, logo tenho consciência de que existo e, portanto, existo efetivamente também de acordo com minha idiossincrasia.
    PS: Minhas palavras implicam justamente que a galinha ou a pedra tem sua existência na abrangência cosmológica, mas não em sua abrangência de mundo a nível individual. Ou seja, a galinha existe, exceto para si mesma, pois não tem consciência de sua existência.
    PS 2: Lu Kanuto, levando-se em consideração a época em que viveu Descartes, você pode dizer “penso, logo existo” no sentido de que, ao adquirir consciência pelo pensamento, você tem mais autonomia para exigir seus direitos, se situar no mundo de uma forma melhor, passando a existir efetivamente, ou seja, para si e para os outros.

  6. Se nós pensamos logo nós temos consciência de nós mesmos, ou seja, existimos, não adiantaria de nada nós existirmos fisicamente se não tivessemos uma consciência que mostrasse para nós mesmos a nossa existência e nos levasse à reflexão sobre o meio em que nós vivemos. Assim, caso nós não pensassemos, ou seja, não tivessemos consciência de nós mesmos, nós não existiríamos por completo, seria uma existência parcial e não plena, existiríamos fisicamente mas não mentalmente, tal existência seria praticamente uma inexistência com aparência do existir, pois não poderíamos deixar a nossa marca no mundo, fruto de uma reflexão consciente, ou seja, nós existiríamos sem ter consciência disso, e morreríamos sem nunca saber sequer que algum dia existimos de fato.

    Certo?

    Um abraço!!!

  7. Bom….
    Ai é que tá…
    Socrates também disse coisas que só a filosofia responde.
    Exemplo “Só sei que nada sei”.
    Essa frase é verdadeira ou falsa?
    Mesma coisa issso, mas a diferença é que isso quer dizer que a pessoa não vive sem o raciocínio, é necessário a compreensão do porquê das coisas.
    Caso contrário seríamos meras amebas rsrs
    Abraço

Perguntas Relacionadas