Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

qual a maior nota E5 OU C5? e a menor é F5?

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. Se vc se refere a modelos de notas que usam letras…
    Bem… siga a ordem do alfabeto.
    A = 10.
    e esse tipo de coisa.
    Então C seria a maior nota.

    Mas tem um amigo meu que faz um curso de inglês e ele comentou a estranheza: lá a maior nota é C.
    Então não tenho ideia a que sistema vc se refere.
    Boa sorte

  2. Como assim?… Que é isso de MAIOR nota? O que existe, pelo que aprendi, é uma nota mais grave (baixa) ou mais aguda (alta). Quanto a MAIOR ou MENOR, o que há é o modo (em tonalidades: Dó maior, lá menor, Si bemol maior, fá sustenido menor etc.).

    Suponho que você quer saber qual a nota mais baixa (grave) e a mais alta (aguda); nesse caso, temos: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si – numa sequência do grave ao agudo, formando uma escala, que se completa com o próximo Dó (uma oitava mais agudo que o primeiro, citado), não nos esquecendo de que ente cada uma dessas há outras notas, que são semitons (exceto entre Mi e Fá / Si e Dó), o que forma então 12 notas, em vez das 7 [ou 8 – se se repetir um Dó, agudo, que já inicia nova escala DIATÔNICA (APENAS OS DIFERENTES NOMES DE NOTAS)], que nos ensinaram erroneamente, ou seja, Dó (natural), Dó# (Dó sustenido), Ré (nat.), Ré#, Mi, Fá (nat.), Fá#, Sol (nat.), Sol#, Lá (nat.), Lá#, Si (então: 12 notas, que formam uma escala CROMÁTICA completa, já que a seguinte, ascendendo [desde o grave até o mais agudo], será o próximo Dó (nat.), que inicia nova escala, mais aguda que a anterior. Se descendemos (de uma nota, baixando de grave em grave, usamos os bemois (Dó nat., Si nat. Si b, Lá nat., Lá b, Sol nat., Sol b, Fá, Fá b [o mesmo que Mi nat.], Mi b, Ré nat., Ré b : uma escala cromática descendente, com as 12 notas, que se completariam já com o próximo Dó nat., grave, início de uma nova escala, mais grave que a anterior).

    No sistema musical anglossaxônico, em vez desses nomes (que um francês nomeou a partir das iniciais de versos de um canto religioso – só o DÓ foi mudado, com um certo tempo [o original era “UT”), adotou-se uma sequência de letras, a partir do LÁ, ou seja: A (lá), B (si), C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol) + H (si bemol – que caiu em desuso, sendo substituído pelo Bb); assim, ficou fácil aprender as notas, todas da sequência normal do alfabeto, com as 7 notas (do A ao G) e um semitom extra, que estava entre o LÁ e o SI, isto é, o Si bemol (que equivale ao LÁ sustenido). –

    NOTE que não há distâncias (“intervalos”) diferentes do padrão anglossaxônico para o francoitaliano.

    Agora, respondendo enfim à sua pergunta: das 3 notas citadas, a mais grave é a C5 (dó 5 – natural), a média é a E5 (mi 5 – natural), a mais aguda é a F5 (fá 5 natural), já que não foram indicados acidentes (nem sustenido [= #] nem bemol [= b]). Isso é fácil, agora, de perceber, pois a sequência normal, do grave para o agudo (e as 3 estão numa mesma escala = 5 refere-se ao ponto, agudo, já além do centro do piano, que indica vozes – humanas ou instrumentais – agudas, femininas), seria DÓ, MI, FÁ (considerando dó/ré/mi/fá/sol/lá/si). As letras do sistema anglogermânico ou anglossaxônico são bastante utilizadas em cifras, muito usadas por guitarristas e tecladistas, indicando acordes para acompanhamento da melodia; ao passo que músicos de formação acadêmica seguem as músicas pela leitura de partituras.

    Espero ter dado um pouco de noção, embora meu jeito de explicar possa parecer complexo.

Related Questions