Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual a melhor câmera SLR compacta (fev-2011)?

Estou me interessando por fotografia e quero ir para um nível mais avançado, o que não dá para fazer com câmeras digitais comuns. Também não quero aquelas câmeras enormes. Vi que atualmente alguns fabricantes estão produzindo câmeras mais portáteis, mas com recursos profissionais, tais como sensores APS-C, lentes intercambiáveis e todo tipo de controle que se precisa ter: ISO, velocidade do obturador, abertura, foco etc. Em minhas pesquisas, achei poucas câmeras no mercado e gostaria de opiniões sobre qual delas vale mais à pena. Não quero entrar no fator preço. O requisito é que ela seja SRL e compacta. As câmeras são:

Sony Nex-5 – É atualmente a menor câmera com lentes intercambiáveis do mercado. Possui um sensor enorme, baixo ruido em fotos com ISO alto, grava vídeos em full HD. Pontos negativos: Vi diversas análises dizendo que as fotos dessa câmera saem com cores saturadas e pouco detalhadas (soft), para o padrão que se espera de uma câmera SLR. Além disso, que apresenta problemas de aberração cromática. Particularmente não gostei também da forma de usar a câmera. Acho que para um fotógrafo, mesmo amador, o tesão é ter certos controles a mão. Vi que praticamente tudo nessa câmera só se faz pelos menus, o que deve ser um saco.

Olympus E-PL2 – Ainda nem encontro essa para vender aqui no Brasil. Pesquisei sobre essa marca no conceito dos fotógrafos profissionais. Pelo que vi, ela não é tão conceituada. Apesar disso, vi uns vídeos com análises com essa câmera e achei ela muito gostosa de usar, além de produzir fotos com grande qualidade. Tirando o fato de ter um pouco mais de ruído em ISOs mais altos do que a Nex-5 e a questão do vídeo em full-HD, Essa câmera tira fotos com mais detalhes, menos distorção e sem aberrações cromáticas. Além disso, possui controles mais à mão e flash embutido (coisa que a Nex-5 também não tem).

Fuji X100 – Fiquei babando com essa máquina. Deve ser lançada em março/2011. Ela tem visual retrô e quase todos os ajustes tem opções manuais para mexer. Dá para ajustar o ISO, velocidade do obturador, abertura e foco manualmente, com aquelas rodinhas das máquinas antigas, mas é possível também colocar tudo isso no ajuste automático e deixar a câmera se virar. Deve ser a coisa mais gostosa do mundo tirar fotos com essa máquina. Lentes fantásticas, sensor grande. Deve produzir fotos ótimas e com o melhor estilo e praticidade que se pode ter em uma câmera. Seria perfeita se… a lente não fosse fixa. Nada de zoom. Nem um zoomzinho de nada, nem mesmo digital. Frustrante.

Não encontrei SLRs compactas da Nikon ou Panasonic, nem de outras marcas, que sejam finas e pequenas como essas três, ou com os recursos que procuro. Bom, é isso. Gostaria da opinião de vocês: Qual a melhor câmera SLR compacta atualmente?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Em primeiro lugar um esclarecimento SLR é uma característica específica de câmera que possui um espelho e um pentaprisma (ou pentamirror, esplhos no lugar do prisma). A Sony NEX e a Plumpus E-PL2 não são SLR, apesar do sensor grande.

    A Olympus E-PL2 está numa categoria das chamadas câmeras hibridas, reunindo a vantagem do sensor grande e troca de lentes das DSLR com a simplicidade mecânica das câmeras compactas (ausência de espelho e obturador de plano focal), junto com a Sony NEX e a Samsung NX100 (devem haver outras), uma categoria a parte de compactas com lentes intercambiáveis e sensor grande e que não possuem visor ocular (usa-se a tela LCD principal para ver e fotografar).

    Dentro dessa categoria hibrida temos ainda as Sony SLT A33 e A55 (que não possuem espelho, mas tem um vidro para “espelhar a imagem para o sensor de foco, esse vidro parece levantar na hora do disparo para não obstruir a captura da imagem), temos também as Samsung NX5 e NX11, entre outras, senso que essa possuie um visor ocular além do LCD principla, que serva para se olhar e enquadra a cena, mas esse visor não é ótico, como nas DSLR, ele é uma tela LCD (normalmente OLED). A Panasonic também tem desses modelos hibridos com a Lumix DMC G2, G10, GH1 e GH2.

    Acredito que com a evolução das telas OLED, usadas no visor ocular esse será o futuro para os atuais usuários das DSLR de entrada, basta os grandes fabricantes (Nikon e Canon) começarem a fazer as duas.

    Esse tipo de câmera ainda apresenta uma peuqne desvantagem para as DSLR por causa do atraso de imagem dos visores LCD, mesmo os OLED das oculares. Para fazer fotos de cenas paradas ou com pouco movimento são ótimos, mas para fazer fotos de movimento rápido elas podem atrapalhar o fotógrafo, pois ele pode perder o movimento. No mais, são ótimas câmeras.

    Para ver as especificações de todas as câmeras citadas aqui, visite o dpreview:
    http://www.dpreview.com/

    Espero estar ajudando. Se quiser entrar em contato, meu email está aberto aqui no Y!R e também tenho um endereço de email disponível no meu blog:
    http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/sobre-mim-e-esse-blog.html

Perguntas Relacionadas