Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual a semelhança dos fungos em relação as plantas?

Qual a semelhança dos fungos em relação as plantas?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Embora os fungos sejam tradicionalmente estudados em Botânica, eles formam uma linha evolutiva independente das plantas; aliás, a comparação de seqüências de RNA ribossômico, mostra que eles são mais relacionados aos animais. Atualmente, enquadram-se no Reino Fungi (ou Eumycota).

    *Fungos podem ser multicelulares mais não formam tecidos como as plantas.
    *A reprodução por brotamento.
    * Ambos são eucariontes.
    * Alguns fungos são heterotrofos diferentes das plantas.

    Na verdade eles teem mais diversidade que semelhaças, já que foram retirados do reino plantae e criado outro reino para eles…

  2. FUNGOS

    As plantas pertencem ao reino Plantae enquanto os fungos, ao reino Fungi. Ambos os seres vivos são eucariontes, ou seja, suas células possuem carioteca (membrana que envolve o núcleo, delimitando-o).

    Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.

    Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.

    A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.

    Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
    Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.

    São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta – fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários.

    Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.

    Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídios e proteínas, com predominância de cisteína.

    Fungos do gênero Cryptococcus, como o Cryptococcus neoformans apresentam cápsula de natureza polissacarídica, que envolve a parede celular.

    Protoplastos de fungos podem ser obtidos peloo tratamento de seus cultivos, em condições hipertônicas, com enzimas de origem bacteriana ou extraídas do caracol Helix pomatia.

    Os fungos são ubíquos, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animals, no homem e em detritos, em geral. O vento age como importante veiculo de dispersão de seus propágulos e fragmentos de hifa.

    ESTRUTURA DOS FUNGOS

    Os fungos podem se desenvolver em meios de cultivo especiais formando colônias de dois tipos:

    – leveduriformes;

    – filamentosas.

    As colônias leveduriformes são pastosas ou cremosas, formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funções vegetativas e reprodutivas.

    As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo—as hifas.

    As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas. Possuem hifas septadas os fungos das Divisões Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota e hifas cenocíticas, os das Divisões Mastigomycota e Zygomycota.

Perguntas Relacionadas