Qual a terceira onda da contabilidade ?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
A terceira onda, assim, será aquela que poderá sustentar o crescimento, com margem, no médio e longo prazo.
A terceira onda, assim, será aquela que poderá sustentar o
crescimento, com margem, no médio e longo prazo. E isso só
poderá ser feito através da geração de valor perceptível ao
cliente, no caso o aluno.
É claro que ainda há muita lição de casa a ser feita: os boletos
precisam ser emitidos corretamente aos alunos, as filas do
atendimento precisam sumir, os bebedouros precisam estar
sempre limpos, os professores precisam começar e terminar as
aulas no horário, a contabilidade precisa ser fechada até o dia 5
do mês seguinte, etc. Quem já tiver resolvido definitivamente os
problemas básicos desse tipo em sua instituição, que atire a
primeira pedra.
Mas a eficiência nesses processos não será o fator “matador”, ou
seja, não será isso que vencerá impiedosamente a concorrência.
Geração de valor: a base da terceira onda
Muitos especialistas em educação apontam que a qualidade será o
principal diferencial no médio prazo para esse mercado. Segundo
eles, só sobreviverão as instituições que conseguirem manter um
padrão de qualidade diferenciado, eu mesmo defendi essa idéia
no passado.
Hoje, porém, estou um tanto cético com essa teoria. A questão é
que o tema qualidade é algo tão abstrato, tão controverso, tão
intangível e de tão difícil mensuração que será impossível que os
prospects (candidatos) percebam valor em uma instituição com
base em sua qualidade. O futuro aluno não tem condições de
avaliar concretamente a qualidade da educação de onde estudar.
Ele não sabe o que é um projeto pedagógico, ele sequer imagina
avaliar os curricula dos professores a partir da Plataforma Lattes
do CNPq e jamais irá tabular os resultados das avaliações
realizadas pelo INEP e disponíveis na Internet.
Toda percepção de qualidade por parte do candidato se dá de
forma intangível, a partir dos conceitos consolidados das marcas.
É muito mais uma questão de branding do que de estruturação
acadêmica, por mais que isso possa doer aos ouvidos de
educadores como eu.