Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual as melhores escolas publicas de pernambuco?

oi gente to pensando em ir para um colégio publico mas tem que ser organiza do e etc.
então gostaria de saber qual escola e PORQUE ela e a melhor conto com vcs
to no 1 ano então tem que ser uma escola com ensino medio

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Construção coletiva
    Série de ações que envolvem docentes, funcionários, comunidade e alunos faz com que escola pernambucana esteja entre as melhores do Enem e do Ideb
    por Marta Samico

    Mariana Marla Medeiros Alves, de 11 anos, cruza a fronteira entre a Paraíba e Pernambuco todos os dias para estudar na Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada em Lagoa da Cruz, zona rural de Quixaba (PE). A instituição atende, em dois turnos, cerca de 800 alunos do ensino fundamental e médio e alguns deles chegam a percorrer até 35 km por dia para frequentar as aulas. “Pra mim, esta escola é de Primeiro Mundo. Se não fosse boa, não tiraria Mariana de Princesa Isabel (PB) para estudar aqui, em Pernambuco”, justifica seu pai, o pedreiro Adalberto Alves.

    A reputação da Tomé Francisco, como é chamada por todos, cresceu após se destacar em diversas avaliações e premiações. A escola registrou um dos melhores desempenhos do estado entre as séries iniciais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2007 e 2009, com 6,6 e 6,5, respectivamente, e esteve entre as 20 mais bem colocadas da rede pública de Pernambuco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, com média geral 559,32.

    Os sucessos são comemorados com a comunidade em ações de reconhecimento. A instituição roda um jornal bimestral, que já noticiou a vitória de alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), uma nota 10 na redação do Enem, a lista dos aprovados em universidades e a participação dos professores nos projetos pedagógicos. Uma edição especial, lançada apenas com os textos dos estudantes selecionados na Olimpíada da Língua Portuguesa, foi utilizada como material didático para o estudo de português e literatura pelos demais alunos.

    Não são apenas ganhadores de competições externas que têm o seu trabalho reconhecido. Outra prática comum é expor as tarefas nas paredes da escola. “Isso foi algo que sempre fizemos, porque o aluno se esforça mais e se sente prestigiado. Quando vencemos o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, em 2008, fui contemplado com um intercâmbio aos Estados Unidos e foi uma surpresa ver que as escolas de lá também expõem os trabalhos dos estudantes”, diz o diretor Ivan José Nunes Francisco.

    Outro pilar da administração é a gestão democrática. O colegiado escolar, formado por gestores e representantes dos professores, pais e alunos, reúne-se para debater todos os assuntos referentes à instituição, inclusive a adaptação do Projeto Político Pedagógico (PPP).

    A comunidade também integra essa discussão. A instituição realiza assembleias semestrais para apresentar o PPP aos pais. Nesses encontros, são analisados ainda indicadores de aprendizagem e de evasão, além de divulgadas as metas e ações previstas para o período. “Só conseguiremos alcançar nossos objetivos se todos estiverem comprometidos. Por isso, buscamos integrar a comunidade em tudo o que fazemos. E, quanto a isso, não temos o que reclamar. Todos aqui são muito participativos”, elogia Ivan, que cita a presença de cerca de 400 pais na última assembleia, realizada no dia 21 de julho.

Perguntas Relacionadas