Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

qual é a diferença de furacão, tufão e tornado?

qual é a diferença de furacão, tufão e tornado?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.Esses ciclones de grande intensidade são denominados de hurricane na América do Norte e na região do Caribe, de tufões no sudeste asiático e de willi-willi no Oceano Índico e na Austrália.

    Como distinguir um furacão de tornado?

    Com freqüência confunde-se tornado com furacão. Pode-se distingui-los pelo fato de o tornado constituir um fenômeno local, enquanto o furacão pode estender-se até 1.000 km de diâmetro. Além do mais, o tornado é acompanhado de ventos ainda mais violentos do que o ciclone, mas ele só dura algumas horas, enquanto um furacão pode durar semanas e percorrer milhares de quilômetros

    Assim que o furacão toca o continente, ele encontra águas mais frias ao norte no hemisfério norte ou ao sul no hemisfério sul. O calor e a umidade necessários para a sua manutenção tornam-se insuficientes e começa o seu declínio. Além do mais, quando ele se desloca sobre o continente, o furacão perde rapidamente energia e velocidade em virtude de seu atrito com a superfície terrestre.

    No interior dos furacões, os ventos variam de 117 km/h a 300 km/h. Segundo a sua intensidade, o diâmetro do furacão pode atingir os 2.000 quilômetros e pode deslocar-se por vários milhares de quilômetros. Alguns se deslocam à velocidade de 20 a 25km/h, apesar da velocidade excessiva dos ventos que o fazem girar.

    Um fato curioso e notável é que no centro olho do furacão a tempestade é mais calma. Nesta zona, a pressão é muito baixa, podendo ocorrer ventos de somente 30km/h.

    O maior perigo é quando um furacão atinge a costa, após ter percorrido uma grande extensão sobre o mar: produz então a denominada maré de tempestade. Um montículo de água se forma sob o centro do furacão, onde a água se eleva por aspiração. Sobre o oceano, esse relevo semelhante a uma bossa e ligeiramente visível vai crescendo à medida que se aproxima da costa. Ao tocar a costa, a água invade as terras, provocando destruições indescritíveis.

    Como surgem os furacões?

    1. Os furacões surgem numa zona de baixa pressão atmosférica, onde o ar mais leve tende a subir.

    2. Quando esse movimento ascendente acontece sobre um oceano tropical, a evaporação da água marinha faz com que as camadas mais baixas de atmosfera sejam ricas em vapor de água. A enorme quantidade de vapor d’água assim formada é transportada às mais elevadas e frias camadas da atmosfera.

    3. Ao alcançar as camadas superiores, o vapor se condensa dando origem à água. Durante um processo, uma parte do calor existente no vapor é liberada na atmosfera, re-aquecendo o ar em sua volta, que retorna à parte superior. À medida que a diferença de temperatura entre as camadas superficiais e superiores da atmosfera aumenta, maior será a possibilidade do ciclone se transformar num furacão.

    4. Uma vez formado o furacão, ocorrem ventos horizontais na superfície, cada vez mais rápidos, provocados pelas massas de ar que se deslocam para ocupar o espaço deixado pelas massas de ar quente que sobem para as camadas superiores da atmosfera.

    .

    Os furacões são categorizados em escala de 01 a 05 de acordo com a força dos ventos denominada Escala de Furacões Saffir-Simpson. Um furacão categoria 01 tem as mais baixas velocidades do vento, enquanto um de categoria 5 tem a mais forte velocidade do vento. Estes são condições relativas, porque as tempestades de categoria menor às vezes podem infligir maior dano que categoria mais alta dependendo do local onde acontece o fenômeno. De fato, tempestades tropicais também podem produzir danos significantes e perda de vida, principalmente devido as inundações. Também há uma versão polar ao furacão, chamado de ciclone ártico.

    Tufão é o mesmo que furacão mais muda de nome quando ele ocorre na asia

  2. furacão:é o mais forte de todos,tem maior poder e destruição,pode durar por muito tempo,é rápido e devastador.
    Tornado:versão maia fraca de um furacão,rápido,tem bom poder de destruição.
    Tufão:digamos que seja um forte soprp de vento da natureza,rápido,normalmente destelha casas,derrubas árvores,etc.
    Espero ter respondido a sua pergunta…

  3. Tentarei ser sucinto.

    Fisicamente tufão e furacão são os mesmos fenômenos, sendo a nomenclatura diferenciada em relação a região do globo (Asia e resto do mundo). O tornado tem a mesma formação física mas em escala bem menor, pontual, agindo num intervalo muito curto, ao contrario dos tufões/furacões que podem perdurar por muito dias e terem um deslocamento muito grande.

  4. São os fenômenos naturais de que eu mais gosto.
    Em suma: Furacão e Tufão são ciclones tropicais.
    Tornado não é o mesmo fenômeno e tampouco o mesmo fenômeno em dimensões menores.
    Ciclones tropicais se formam sobre mares e oceanos com águas quentes, que são os motores da tempestade (calor e umidade), são um único sistema que é alimentado por esse combustível.
    Tornado é a interação do calor ascendente resultante da incidência dos raios solares no solo com correntes paralelas mais frias em altos níveis da atmosfera, estratificando uma cumulunimbus e fazendo com que haja duas interações de pressão alta e baixa, uma delas abaixo da núvem, criando assim um mecanismo chamado súpercélula (enquanto o oceano retêm o calor do sol, o solo relança para a atmosfera), o mecanismo de um tornado é muito complicado (mesmo) e só foram decifrados há pouco tempo, mas quando ocorre um tornado no mar ele é chamado de tromba d’água e as causas do evento também são diferentes pois a temperatura do mar não se altera com a precipitação de chuva, o que não acontece no solo (por isso tornados ocorrem na parte da supercélula onde não choveu). Bom, é complicado e eu só reitero que tornados não são furacões com diâmetro menor. Palavra de apaixonado por tornados.

    Grande abraço.

Perguntas Relacionadas