Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

qual é a diferencia e a definição de celulose, rafinose, amido.Dê exemplos.?

qual é a diferencia e a definição de celulose, rafinose, amido.Dê exemplos.?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Carboidratos
    Carboidratos, carbohidratos, hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídios ou açúcares são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos, de função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona. O aldeído glicérico ( 2,3-hidroxi-propanal ) é um carboidrato de função mista poliálcool-aldeído O diidroxi-acetona ( 1,3 diidroxi-propanona ) é um carboidrato de função mista poliálcool-cetona Função Os carboidratos têm função estrutural (construtora ou plástica) e armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio, e principalmente nos vegetais, sob a forma de polissacarídeos. Classificação Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em: Monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos) e polissacarídeos Monossacarídeos Os monossacarídeos geralmente têm sabor adocicados, de fórmula estrutural Cn(H2O)n Não sofrem hidrólise : Glicose – Frutose – Galactose – Manose Oligossacarídeos Dissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem dois monossacarídeos. Maltose, sacarose, lactose. Exemplo: Sacarose + H2O → glicose + frutose Trissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem três monossacarídeos. Rafinose. Exemplo: Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose.
    Polissacarídeos
    Sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de monossacarídeos.Holosídeos e heterosídeos. São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem somente monossacarídeos. Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose Celulose + n H2O → n glicose.
    Heterosídeos São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem monossacarídeos e outros compostos. Amidalina ( C20H27O11N ) + 2 H2O → 2 glicose + HCN + benzaldeídos .Derivados de carboidratos Amidalina – Ácido glicônico – Ácido glicurônico – Ácido sacárico – Sorbitol – Trinitrato de celulose – Piroxilina – Acetato de celulose.Também chamados hidratos de carbono, glicídios, ou mais comumente, açúcares, os carboidratos são compostos ternários formados de carbono, hidrogênio e oxigênio em geral, na proporção de um carbono para dois hidrogênio para um oxigênio ou seja: C(H2O).Glicose (C6H12O6) – é um poli-hidroxi-aldeído porque possui muitos radicais hidroxila ( -OH) e um radical aldeído ( -CHO). Os carboidratos podem ser classificados em três categorias básicas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Assim, de acordo com o valor de “n” que varia de 3 a 7, temos os seguintes tipos de monossacarídeos: Triose: C3H6O3 Tetrose: C4H8O4 Pentose: C5H10O5 Hexoses: C6H12O6 Heptoses: C7H14O7. Pentoses são monossacarídeos de 5 carbonos . Monossacarideos
    Os monossacarídeos ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos, as quais são relativamente pequenas, solúveis em água e não hidrolisáveis.Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que entram na composição química dos ácidos nucleícos, os quais comandam e coordenam as funções celulares. Ribose é a pentose que entra na composição química do ácido ribo-nucléico (RNA). Obedece a fórmula geral das pentoses – C5H10O5. Desoxirribose é a pentose que entra na composição química do ácido desoxirribonucléico (DNA). Não obedece à fórmula geral das pentoses, possuindo um oxigênio a menos que a ribose – C5H10O4. Hexoses são monossacarídeos de 6 carbonos, que obedecem à fórmula geral – C6H12O6. As hexoses mais importantes são a glicose, a frutose e a galactose, principais fontes de energia para os seres vivos. Ricas em energia, as hexoses constituem os principais combustíveis das células. São naturalmente sintetizadas por fotossíntese, processo de absorção de energia da luz. Oligossacarídeos (Dissacarídeos)
    Os oligossacarídeos ou açúcares pequenos são carboidratos constituídos de duas a dez moléculas de monossacarídeos. Interessa-nos, aqui, apenas aqueles formados por duas unidades de monossacarídeos, também chamados dissacarídeos. Dissacarídeos são açúcares constituídos, por ligação glicossídica, de dois monossacarídeos com desprendimento de uma molécula de água . Dissacarídeos têm moléculas relativamente pequenas, solúveis em água, razão por que interferem, assim como os monossacarídeos, no equilíbrio osmótico das células. São também a principal forma de transporte dos carboidratos. A sacarose, é constituído por uma molécula de glicose ligada a uma frutose. A maltose é um dissacarídeo, pois é formada por duas moléculas de glicose.
    Polissacarídeos

  2. CELULOSE:
    A celulose é um polímero de “cadeia longa” que é composto por um único monômero, carboidratado (hidratado de carbono), classificado como polissacarídeo. Ela é o componente estrutural primário das plantas e não é digerível pelo homem.

    RAFINOSE:
    Açúcar cristalino e incolor, que se encontra em certas plantas como o algodoeiro, o eucalipto e o rábano, e que, por hidrólise, forma glicose, galactose e frutose.

    AMIDO:
    O amido, também conhecido como amilo, é um polissacarídeo com cerca de 1.400 resíduos de glicose. Funciona como substância de reserva para muitas plantas, entre as quais a mais conhecida é a batata.

Perguntas Relacionadas