Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual é a teoria da relatividade?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

12 Respostas

  1. que eu saiba ela se embasa na possibilidade de o tempo no espaço passar mais devagar, sua formula e E = mc²

  2. A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral.

    A Relatividade Especial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste de uma variedade diferenciável de 4 dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão), munida de uma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante.

    O termo especial é usado porque ela é um caso particular do princípio da relatividade em que efeitos da gravidade são ignorados. Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que é a versão mais ampla da teoria, em que os efeitos da gravitação são integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.

  3. . E=mc²

    E= energia
    m=massa
    c=velocidade da luz ≅300 milhões de m/s

    Ω Espero ter ajudado Ω ;•)

  4. Relatividade, teoria desenvolvida no início do século XX, que, originalmente, pretendia explicar certas anomalias no conceito do movimento relativo, mas, em sua evolução, converteu-se em uma das teorias básicas mais importantes das ciências físicas. Desenvolvida fundamentalmente por Albert Einstein, foi a base para que os físicos demonstrassem, posteriormente, a unidade essencial da matéria e da energia, do espaço e do tempo, e a equivalência entre as forças de gravitação e os efeitos da aceleração de um sistema.

    Em 1905, Einstein publicou seu artigo sobre a teoria da relatividade especial, segundo o qual nenhum objeto do Universo se distingue por proporcionar um marco de referência absoluto em repouso. É igualmente correto afirmar que o trem se desloca em relação à estação e que a estação se desloca em relação ao trem. A hipótese fundamental em que se baseava era a inexistência do repouso absoluto no Universo, razão pela qual toda partícula ou objeto deve ser descrito mediante uma chamada linha de Universo, que traça sua posição em um contínuo espaço-tempo de quatro dimensões (três espaciais e uma temporal), na qual têm lugar todos os fatos do Universo. Também deduz que o comprimento, a massa e o tempo de um objeto variam com sua velocidade. Assim, a energia cinética do elétron acelerado converte-se em massa, de acordo com a fórmula E=mc2. Em 1915, desenvolveu sua teoria da relatividade geral, na qual considerava objetos que se movem de forma acelerada um em relação ao outro, para explicar contradições aparentes entre as leis da relatividade e a lei da gravitação. A teoria da relatividade especial afirma que uma pessoa, dentro de um veículo fechado, não pode determinar, por meio de nenhum experimento imaginável, se está em repouso ou em movimento uniforme. A da relatividade geral afirma que, se esse veículo é acelerado ou freado, ou se faz uma curva, o seu ocupante não pode assegurar se as forças produzidas se devem à gravidade ou a outras forças de aceleração. Simplesmente, a lei da gravidade de Einstein afirma que a linha de Universo de todo objeto é uma geodésica em um contínuo (uma geodésica é a distância mais curta entre dois pontos, ainda que o espaço curvo não seja, normalmente, uma linha reta; como ocorre com as geodésicas na superfície terrestre, são círculos máximos, mas não linhas retas). A linha de Universo é curva devido à curvatura do contínuo espaço-tempo na proximidade da Terra e a isso se deve a gravidade.

    A teoria da relatividade geral foi confirmada de numerosas formas desde sua proposição. Vários cientistas têm tratado de unir a teoria da força gravitacional relativista com o eletromagnetismo e com outras forças fundamentais da física: as interações nucleares forte e fraca (ver Teoria do campo unificado). Em 1928, Paul Dirac expôs uma teoria relativista do elétron. Mais tarde, desenvolveu-se uma teoria de campo quântica chamada eletrodinâmica quântica, que unificava os conceitos da relatividade e a teoria quântica, no que diz respeito à interação entre os elétrons, os pósitrons e a radiação eletromagnética. Nos últimos anos, Stephen Hawking tem se dedicado a tentar integrar por completo a mecânica quântica com a teoria da relatividade

  5. Certa vez assisti a uma reportagem onde o físico brasileiro Marcelo Gleiser deu um exemplo prático sobre a Teoria da Relatividade onde o tecido espaço-tempo é representado por uma colcha de cama estendida. Ele então colocou uma bola de futebol no centro da colcha e está dobrou-se sob o peso da bola. Esta bola representa uma estrela. Isto significa que a massa das estrelas causa uma curvatura no espaço-tempo e que a gravidade seria o resultado desta curvatura sendo que os objetos de maior massa atraem os de menor massa. A famosa fórmula E=MC (ao quadrado) significa que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado. Einstein teorizou que se for possivel viajar mais rápido que a luz através do espaço isto seria o mesmo que viajar também pelo tempo.

  6. A teoria da relatividade de Albert Einstein diz que massa, espaço e tempo são relativos. Ela também diz que o espaço e o tempo estão interligados, o espaço-tempo. É impossível se mover no espaço sem se mover no tempo. O tempo passa mais devagar a medida que a velocidade aumenta e que nada pode ir mais rápido que c (a velocidade da luz no vacuo, 300 mil Km/s aproximadamente).

    Einstein também disse que energia e massa são duas manisfestações da mesma coisa. E = m .c ² é uma maneira de saber quanta energia podesse tirar de uma massa e vice versa. Energia é igual a massa vezes o quadrado da velocidade da luz no vácuo. Energia é dado em joules e massa em kilograma.

    O tempo também passa mais devagar depedendo o campo gravitacional, assim que conseguimos morar em jupiter, quando voltassemos pra cá veriamos que pra Terra MUITO tempo se passou e que pessoas mais novas quando saimos estariam mais velhas que nós quando voltarmos.

    Ela também diz que a única coisa invariavel é a luz. A luz é sempre constante. Você sempre está em movimento ou repouso, só depende o que. Não existe como dizer isso absolutamente, mas a luz não, a luz sempre está em movimento em relação a qualquer coisa e mesmo que você esteja na velocidade dela e ligue farois, por exemplo, ela viajará 300 mil kilometros por segundo pra longe de você. Não se quebra a barreira da luz nunca.

    (entra brincadeira)

    Pra você ter uma ideia, uma vez o grande chuck Norris tentou isso. Infelismente, tentou arremessar uma pedra de gelo mais rapido que a luz. a bicha terminou voltando no tempo e acertando um navio chamado titanic. sim, devido a velocidade ela congelou =O

  7. A teoria da relatividade de Einstein começa com o princípio de equivalência que devemos a Galileu. Por exemplo, se você estiver em um trem em movimento, e deixar uma bola cair no chão, ela cai reto para baixo no seu ponto de vista. Galileu intuiu que uma pessoa que estivesse do lado de fora do trem veria um outro movimento, por que os sistemas de referência eram diferentes, e o trem seria um sistema de referência em movimento. Assim, para quem está parado na estação, a bola descreve uma parábola, que é a soma dos dois movimentos, do trem, mais o movimento da bola.

    Einstein pensou: e se em vez de uma bola, eu jogasse um fóton? E se o trem estivesse em uma velocidade próxima da da luz? A nossa intuição nos diz que novamente somaríamos o movimento do trem ao movimento do fóton, e o nosso observador veria o fóton viajar a uma velocidade superior à da luz. Eisntein observou que se isto fosse verdade, então alguns fenômenos seriam diferentes do nosso ponto de vista. Por exemplo, se estivéssemos em um cruzamento, veríamos um veículo que fosse cruzar a nossa rua chegar no cruzamento em momento diferente de um veículo que vem em nossa direção, mesmo que ambos estivessem à mesma distância inicial e viajassem à mesma velocidade. Einstein descobriu então um fato desconcertante da natureza: a velocidade da luz é sempre a mesma, não importa se a fonte da luz esteja parada ou em movimento.

    Outro fenômeno que Einstein estudou foi o da inércia. Ele se perguntou por que a massa inercial é igual ao peso? A massa inercial é a massa usada na equação F=m.a, e a massa-peso é usada na equação P=m.g. Ele chegou à conclusão que um referencial acelerado (a) é equivalente a um referencial sob um campo gravitacional (g). Em outras palavras, se você estiver em um elevador no espaço viajando com aceleração a=9,82 m/s², ou estiver em um elevador parado na superfície da Terra, onde g=9,8 m/s², você não saberá ou perceberá diferença entre um e outro.

    A partir destas observações, e de uma matemática complexa, ele chegou às equações de campo da Teoria da Relatividade (Geral e Restrita). Ao aplicar estas teorias ao Universo, chegou à desconcertante descoberta que o Universo deve estar em expansão ou contração. A descoberta matemática ia contra as crenças de Einstein, de que o Universo era eterno e estático, então ele introduziu a “constante cosmológica” para garantir que o resultado fosse um Universo Estático. Mais tarde, quando as observações astronômicas apontaram para o fato do Universo estar em expansão, Einstein lamentou sua constante cosmológica como seu maior erro.

  8. Infelizmente não sei mas foram dadas respostas muito interessantes e pude aprender um pouco.

Perguntas Relacionadas