Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual é a visão dos economistas em geral quando o povo anula o seu voto?

Qual é a visão dos economistas em geral quando o povo anula o seu voto?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Bom… Não posso responder em nome de toda a classe de economistas, mesmo porque, dificilmente dois economistas hão de concordar de forma plena acerca de um tema social como esse.

    Mas em minha opinião, no caso do Brasil, o voto nulo ou em branco tem uma denotação de protesto, uma insatisfação generalizada por parte da população em relação à política. Esse mesmo efeito levou o palhaço Tiririca a uma votação recorde, assim como o seu antecessores Clodovil, Eneas, dentre outros menos expressivos. Para alguns, uma falta de opção, uma falta de novos nomes de idéias e ideais, ou seja, um protesto contra a continuidade seja da família Collor em Alagoas, Sarney no Maranhão, Magalhães na Bahia e tantos outros caciques da política Brasil a fora. Associa-se a isso, a falta de uma consciência individual e coletiva acerca da importância do voto consciente e seus efeitos positivos e benéficos numa sociedade democrática.

    É realmente lamentável o brasileiro se importar mais com a escalação de um time de futebol ou com o resultado do Brasileirão à composição parlamentar do Congresso Nacional, Senado ou a importância de um voto consciente. Embora reconheça que isso esteja mudando, ainda há muito a evoluir neste quesito e certamente não será com voto nulo, em branco ou em figuras no mínimo questionáveis que esse cenário se reverterá. Perde toda a população, mas perde muito mais as futuras gerações de brasileiros.

    Existem também uma infinidade de pontos que poderiam ser abordados dentro desse quesito como o ideário partidário, os interesses pessoais na política, a redemocratização recente no país bem como os males dos anos de ditadura no Brasil, questões como educação versus política, etc., mas acho que isso sairia da questão fulcral de sua pergunta e nem sei se seria de seu interesse tal discussão.

    Minhas opiniões. Valeu?

    Barbosa.

Perguntas Relacionadas