Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual é o certo, raiz-escora ou caule-escora ? (mangues)?

Olá, lembro que havia uma nomenclatura antiga para denominar as raízes ou caules que ficam do lado de fora nos mangues.. Bem, quero saber qual é a nomenclatura atual..
raiz-escora ou caule-escora ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. O mangue possui raiz aérea do tipo pneumatóforo ,o que diferente de raiz escora.

    Raiz respiratória ou pneumatóforo – são raízes de algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços. Nesses ambientes, como os mangues, o solo é geralmente muito pobre em gás oxigênio. Essas raízes partem de outras existentes no solo e crescem verticalmente, emergindo da água; possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico.

    Raiz suporte ou raiz escora – quando uma planta possui um caule ou um conjunto de raízes muito fraco e essas raízes suportes são responsáveis pela ajuda na sustentação da planta.Exemplo:milho

  2. Olá amigo!

    Algumas famílias botânicas, entre elas: Annonaceae, Arecaceae, Chrysobalanaceae, Clusiaceae, Rizophoraceae, entre outras, possuem este tipo de raiz. Em Socratea exorrhiza (Arecaceae) e Rizophora mangle (Rizophoraceae), a formação parece bem mais evidente. Portanto o termo mais apropriado para esta situação é raiz-escora e não caule-escora, OK?

    Ednaldo Augusto P. Nascimento
    Herbário – Embrapa Amazônia Oriental
    Belém-Pará

  3. RAIZ

    Raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superficie do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, nutrientes, azoto ou nitrogênio e outras substâncias minerais como potássio e fósforo. Quase sempre subterrânea, há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as figueiras com as suas raízes aéreas, e as plantas epífitas.

    Raiz suporte ou RAIZ ESCORA – quando uma planta possui um caule ou um conjunto de raízes muito fraco e essas raízes suportes são responsáveis pela ajuda na sustentação da planta.
    Raiz estrangulante – também chamadas de cinturas ou estranguladoras, São adventícias que abraçam outro vegetal, e muitas vezes seu hospedeiro morre por falta de seiva. ex: araçá, pega-pau.
    Raiz tabular – é uma raiz lateralmente achatada, como uma tábua. Esse tipo de raiz ocorre em árvores de grande porte e ajuda na fixação e estabilidade da árvore. O xixá e a Figueira são bons exemplos de raízez tabulares.
    Raiz velame ou raiz cintura – é uma estrutura presente nas raízes aéreas das orquídeas; Tem a função de absorver água da atmosfera.
    Raiz grampiforme – prendem o vegetal em suportes, eliminam uma espécie de grampo que os prende, como muros e estacas. Ex: a raiz da hera.
    Raiz respiratória ou pneumatóforo – são raízes de algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços. Nesses ambientes, como os mangues, o solo é geralmente muito pobre em gás oxigênio. Essas raízes partem de outras existentes no solo e crescem verticalmente, emergindo da água; possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico.
    Raiz sugadora ou raiz haustório – As plantas que possuem esse tipo de raiz são considerados parasitas homeopatas, pois vivem à custa da outra planta. No Brasil, o principal exemplo de planta parasita homeopata é o cipó-pólvora. Ele se fixa sobre uma planta e suas raízes finíssimas penetram na planta hospedeira de onde sugam os nutrientes (enxofre e potássio) de que necessitam.

    MANGUE

    O Manguezal, também chamado de mangal, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.

    Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais.

    Ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, a cobertura vegetal do manguezal instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.

  4. O correto seria raíz-escora. Ela auxilia a manter a planta no seu “prumo” no terreno instável como é o do mangue.

Perguntas Relacionadas