Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

qual é o peso estimado da terra?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

10 Respostas

  1. Não faz sentido falar em “peso da Terra” no sentido da sua pergunta, pois peso é uma força que está associada à gravidade. A Terra não exerce peso sobre ela mesma.

    A massa da Terra é: 5,9742 × 10²⁴kg, correspondendo à uma densidade média de 5,5g/cm³.

    Ah! E essa massa não é “estimada”, é calculada através de informações como período da órbita (1 ano) e distância Terra-Sol (medida através de trigonometria).

    —-//—-
    Edit:
    Não, toda matéria tem massa. Peso é uma força de atração entre dois corpos com massa. Para falar em peso você precisa defini-lo em relação à algo; por padrão ele se refere ao planeta no qual está se fazendo a medida. Dessa forma sua pergunta poderia ser interpretada como “qual o peso da Terra na Terra” e isso não faz sentido.

  2. seis sextilhões, 586 quintilhões, 242 quatrilhões e 500 trilhões de toneladas. é serio

  3. Nenhum! Primeiro, é preciso entender a diferença entre peso e massa. O que normalmente chamamos de peso [ o número de quilogramas exibido quando subimos na balança ] é, na verdade, nossa massa: a quantidade de matéria de que somos constituídos. Já a definição correta de peso é a atração entre um objeto qualquer e a Terra –portanto, essa atração não pode ser calculada em relação a ela mesma. A massa do planeta, sim, pode ser calculada por meio das leis da Física descobertas por Isaac Newton. Foi ele quem percebeu que a atração entre dois corpos no espaço é afetada por suas massas e pela distância entre eles, estabelecendo a lei da gravitação universal. Segundo ela, um mesmo objeto pode ser atraído por uma força na Terra (seu peso) e por outra menor na Lua, que tem massa menor.
    “O cálculo da massa terrestre – igual a 6 x 1024 kg – foi resolvido em 1798 por Henry Cavendish, cientista inglês que partiu das leis de Newton”, diz Eder Cassola Molina, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP.

    bjbj

  4. Cris: Me fala alguma coisa que eu não sei?
    Greg: A massa estimada da terra é de seis sextilhões de quilos
    Cris: Era uma pergunta retórica !!!

  5. Seria mais correto perguntar: “Qual é a massa do planeta Terra?”1. Mas de qualquer forma, a resposta rápida para essa pergunta é: aproximadamente 6.000.000.000.000.000.000.000.000 (6E+24) quilogramas.A próxima pergunta que surge então é: “Como diabos alguém descobriu isso?” Não é como se o planeta subisse em uma balança (em inglês) de manhã antes de tomar banho. A medida do peso do planeta vem da atração gravitacional que a Terra exerce sobre objetos próximos a ela.

    Acontece que duas massas exercem atração gravitacional uma sobre a outra. Se você colocar duas bolas de boliche próximas uma da outra, elas irão se atrair. A atração é extremamente pequena, mas se os seus instrumentos forem sensíveis o bastante, dá para medir essa atração gravitacional. E a partir dessa medida, é possível determinar a massa dos dois objetos. O mesmo é válido para duas bolas de golfe, mas neste caso a atração é ainda mais suave, já que a força gravitacional depende da massa dos objetos.

    Newton mostrou que, para objetos esféricos, é possível presumir que toda a massa do objeto está concentrada no centro da esfera. A equação a seguir expressa a atração gravitacional que dois objetos esféricos exercem um sobre o outro:

    F = G * M1 * M2 / R2

    R é a distância que separa os dois objetos;
    G é uma constante com o valor de 6.67259×10-11m3/s2 kg;
    M1 e M2 são as duas massas que se atraem;
    F é a força da atração entre elas.
    Vamos assumir que a Terra é uma das massas (M1) e uma esfera de um quilograma é a outra (M2). A força entre elas é de 9,8 kg*m/s2, valor calculado ao soltar a esfera de 1 kg e medir a aceleração que o campo gravitacional da Terra aplica sobre ela (9,8 m/s2).

    E o raio da Terra é de 6,4 milhões de metros. Se você aplicar todos esses valores na fórmula e encontrar o M1, vai descobrir que a massa da Terra é de 6.000.000.000.000.000.000.000.000 quilogramas (6E+24 quilogramas).

    1 É mais apropriado perguntar sobre a massa do que sobre o peso porque o peso é uma força que requer um campo gravitacional para ser determinado. Se você pegar uma bola de boliche e pesá-la na Terra e na Lua vai ver que o peso na Lua será um sexto do peso dela na Terra. Já a massa será a mesma nos dois lugares. Para pesar a Terra, precisaríamos saber em qual campo gravitacional desejamos calcular o peso. A massa da Terra, por outro lado, é uma constante.

  6. não sabemos, pois dia-a-dia, vão se criando coisas que pesam por exemplo: máquinas e etc… , nascendo seres vivos e entre outros ..
    mas falando pelo lado “científico” : é seis sextilhões de toneladas
    bjbjbjbjbj

Perguntas Relacionadas