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  • 0
Anônimo(a)

Qual é o peso máximo de um trem para que os trilhos não entortem ?

Gostaria de ter uma resposta bem conclusiva, afinal sempre tive esta curiosidade e obrigado a todos que responderem. Em vários rodovias temos um peso máximo permitido e nas ferrovias, isto existe ?
Cara colega – já pesquisei e não encontrei e é por isso que fiz a pergunta.

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4 Respostas

  1. é claro que deve haver um limite de peso, contudo nunca ví trilhos especiais, são todos iguais a mais de 100 anos, e os trens de carga usam os mesmos trilhos dos de passeio.

    a qustão do trilho está na resistencia por area distribuida e com relação a velocidade de movimento, como em geral os trens tenhem o nesmo formato logo os trilhos são sufcientes fortes para eles.

    veja as estradas, elas são sempre feitas do mesmo material. e tenhem a mesma densidade etc….

    aqui vai um link sobre trilhos e sua especificações

    http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/411_aula_6_trilhos.pdf

  2. Praiano – todos os vagões, de carga ou passageiros, tem o limite de peso marcado. É proibido excede-lo. Nas bitolas padrão, 1m e 1,60m o peso total de cada vagão de carga pode variar entre 50 toneladas e 100 toneladas. Os de passageiros pesam menos.O peso de um trem (peso total do trem, incluindo locomotiva e vagões) depende do número de vagões e do peso de cada vagão, que é variável. Assim, um trem de até 10 vagões pode pesar até 1100 toneladas, incluindo uma locomotiva – para subir ou descer rampas de 2% pode ser tracionado por uma só locomotiva de 50 a 100 toneladas de peso. Composições e rampas maiores exigem mais de uma locomotiva, aumentando o peso do trem. Os trilhos não entortam com o peso , o que pode ocasionar é uma leve flexão ( embarrigamento ) e depois eles voltam ao seu estado normal. Com o passar do tempo estes trilhos são substituídos por outros mais novos. O trem, ou a composição, se desloca sobre trilhos muito resistentes, apoiados em dormentes e leito de pedra sobre solo compactado. O conjunto fixo suporta muitas toneladas por m2. O conjunto móvel se divide: cada vagão se apóia em conjuntos de oito rodas e mesmo que vc tenha uma composição de 5mil toneladas ( 50 vagões de 100 toneladas cada), o peso estará distribuído pelos pontos de apoio que são as 8 rodas de cada vagão, resultando em 12,5 t por roda. É um valor desprezável em uma ferrovia que, sendo bem construida, até nas pontes suporta muitas vezes mais que isso.As composições mais pesadas são as da Ferrovia da Vale, carregando vagões de minério de maior capacidade. Uma locomotiva de 200 toneladas e 4.500 HP pode tracionar 120 ou até mais vagões de 125 t de peso cada (15.200 toneladas). Em geral a composição leva mais locomotivas e todo esse peso não entorta os trilhos que duram muito, muito tempo. O que gasta mais rápido são as rodas ou rodeiros.

    Uma linha férrea é composta de vários materiais além dos trilhos, existem os dormentes , as talas de junções, as placas de apoio , as presilhas e grampos , os tirefonds , parafusos , pregos de linha , retensores , além da pedra brita. Para dar uma idéia da resistência dos trilhos, já que existem varias qualidade e definições – veja neste link : http://www.comercialforte.com.br/padrao.htm ( não é propaganda ok ! é só uma ilustração ) – os trilhos são fabricados em aço especial e de dureza específica para suportar grandes toneladas de peso. Cada tipo de trilho tem uma Norma de fabricação de acordo ao tipo de via férrea – veja neste link : http://www.fertrilhos.com.br/v2/ferroviario.asp – Para não ficar aqui colocando mais textos e provavelmente não haveria espaço , veja mais informações neste link : http://www.materiales-sam.org.ar/sitio/biblioteca/posadas/trabajos/0617.pdf – Creio ter esclarecido um pouco a sua dúvida e caso necessário entre em meu e-mail que lhe darei mais detalhes – abrçs @

  3. Existe sim !

    Os engenheiros projetam a via permanente da ferrovia conforme a carga que por ali trafegará !

  4. O cálculo é relativamente simples ou seja:
    massa exercida em cada roda sobre um cm² de trilho.

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