Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual é o principal ecossistema de Belo Horizonte?

Qual é o principal ecossistema de Belo Horizonte?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. (H.B.) O Sudeste, região formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, é cortado em sua parte meridional pelo Trópico de Capricórnio, o que lhe confere caráter nitidamente tropical do ponto de vista climático.

    O relevo, porém, atenua, em amplas áreas, as condições térmicas decorrentes da localização geográfica dessa região.

    No conjunto, essa é a área mais acidentada do país. Serras e escarpas de planalto, como as serras do Mar e da Mantiqueira, podem ter altitudes superiores a 2 mil metros.

    Vale lembrar que o ponto mais elevado do Planalto Brasileiro é o Pico da Bandeira (2.890 m.), localizado junto aos limites dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

    Os efeitos combinados da latitude (o Sudeste se estende aproximadamente entre os 15º e 25º de latitude sul), da forma e disposição do relevo e ainda da maior ou menor continentalidade criaram situações bastante diferenciadas quanto à variação das temperaturas e distribuição das chuvas.

    As especificidades da circulação atmosférica regional, muito marcadas pela ação dominante da massa de ar tropical atlântica e da polar atlântica, acentuam ainda mais essas diferenças.

    Por tudo isso, por exemplo, o norte de Minas Gerais apresenta situação climática semelhante ao Sertão semi-árido do Nordeste.

    Essa convergência de fatores climáticos também explica a ocorrência sistemática de geadas de outono/inverno no extremo sul de São Paulo ou em algumas áreas da Serra da Mantiqueira onde cidades, como Campos do Jordão (SP), estão localizadas em cotas altimétricas superiores a 1.500 m.

    A disposição da Serra do Mar, extremamente próxima e paralela à orla litorânea, e da ação de massas de ar tropicais marítimas (que de maneira geral se deslocam no sentido leste-oeste), propiciaram as condições para que no litoral norte de São Paulo se verifiquem os maiores índices pluviométricos registrados no país.

    Certas cidades do Sudeste, assim como eventualmente ocorre em outras regiões do país, apresentam peculiaridades meteorológicas que passaram ser de certa forma folclóricas.

    A cidade de São Paulo, por exemplo, por estar localizada na transição entre as zonas tropical e temperada (é cortada pelo Trópico de Capricórnio), apresenta uma situação de instabilidade meteorológica, ocasionada, sobretudo, pelas ações tanto da massa Tropical Atlântica e da Polar Atlântica. Talvez, por isso, muitos paulistanos afirmem que a antiga “terra da garoa” se transformou na atual “terra das quatro estações num só dia”.

    Segundo a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) existem no Brasil nove ecossistemas principais: o Amazônico, o do Extremo Sul, o do Meio Norte, o do Pantanal, o da Mata Atlântica e a Área Costeira, o da Floresta Estacional Semi-Decídua, o do Cerrado e da Caatinga e Floresta Decídua.

    Com exceção dos quatro primeiros, todos os demais têm alguma representatividade no Sudeste.
    Três dos cinco ecossistemas que essa região apresenta – da Mata Atlântica e Área Costeira, da Floresta Estacional Semi-Decídua e do Cerrado – são muito expressivos do ponto de vista territorial, enquanto que os demais ocupam áreas bem mais restritas.

    O Parque Julien Rien, localizado no bairro Anchieta em Belo Horizonte, é uma área verde urbana, por ser um espaço onde há o predomínio de vegetação arbórea, o que o encarrega de diversas funções como a ecológica, sociais entre outras, visando a melhoria do meio ambiente citadino, que é excessivamente impactado.

    Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, observações sistemáticas e entrevistas semi-estruturadas, fez-se um estudo de percepção ambiental, que objetivou apurar a visão de diversos agentes sociais envolvidos com este parque sobre a execução de suas distintas funções no contexto do sistema urbano.

    Nesse sentido, constatou-se que apenas a função ecológica está sendo cumprida e não há no parque programas e/ou atividades de Educação Ambiental, sendo estas imprescindíveis à própria manutenção, conservação e segurança do parque.

    A Educação Ambiental, assim, emerge como um instrumento favorável no cumprimento dessas indispensáveis funções de uma área verde urbana

Perguntas Relacionadas