Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

qual foi a importancia da economia cafeeira para o desenvolvimento industrial do BRASIL nas primeiras?

qual foi a importancia da economia cafeeira para o desenvolvimento industrial do BRASIL nas primeiras decadas do seculo xx?
vi um documentario mais nao consegui ver até o final!!!!
me ajudem e resumidamente

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. É incontestável a importância do café para o processo de formação e desenvolvimento da economia brasileira, este produto tornou-se fator determinante no processo de formação do capitalismo brasileiro, sendo por isso, alvo de constantes intervenções e regulamentações face à importância que assumiu no contexto da economia nacional.

    O desenvolvimento da economia cafeeira, diferentemente da economia açucareira, propicia o crescimento político e social dos homens de negócio do café, gerando a denominada “burguesia cafeeira”. Assim, a economia e o capital cafeeiros ultrapassam as lavouras. Os principais líderes dessa nova marcha não se limitaram em organizar e dirigir plantações de café, eram homens com ampla experiência comercial, com interesses bem mais abrangentes, preocupados com aquisição de terras, recrutamento de mão-de-obra, organização e direção da produção, transporte interno, comercialização nos portos, contatos oficiais e interferência na política financeira e econômica.

    A expansão do setor cafeeiro determinou, por conseguinte, o desenvolvimento das estradas de ferro em função da necessidade devido a expansão na produção, o desenvolvimento da mecanização, substituindo secadores manuais pelos mecânicos e introduzindo no processo produtivo os classificadores a vapor. A transferência em massa de trabalhadores europeus para as lavouras cafeeiras ocorrida em 1870, propiciará a mudança da mão-de-obra escrava para a mão-de-obra assalariada, O desenvolvimento do setor cafeeiro exerce, ainda, forte influência nas casas bancárias, através das casas de exportação, cujo capital se constituiria no embrião para o desenvolvimento dos primeiros bancos, conforme pode-se observar, o capital cafeeiro se desenvolve assumindo múltiplas funções, quer seja como capital agrário ou como capital industrial, permitindo ao país reintegrar-se nas correntes em expansão do comércio mundial.

Perguntas Relacionadas