Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Qual o conceito mínimo que deve-se ter para começar uma Faculdade de Economia?

Vou começar a cursar a graduação de Economia, gostaria de saber qual o conceito mínimo que devo ter para fazer este curso, uma noção básica de como vai ser.

Valeu pela atenção, abraço!

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. Bom dante, eu iniciei o curso praticamente sem nenhum conceito, hoje estou no 5° período, e estou achando um maximo.. no inicio provavelmente vc vai ficar um pouco confuso. mas depois que vc começar a entender a economia… aí fica beleza.
    Um economista é praticamente um vidente, agente prevê as coisas más, e aprende a impedi-las. Sem falar que a economia é interpretativa. não como a matematica que 2+2 são 4. Na economia, o profissional tem que ter opinião própria. por essas e outras coisas é que ela é uma ciência social, e não exata.
    Espero que vc comece logo. um abraço. e boa sorte!

  2. O essencial é entender toda a teoria, associar os conceitos e assim tudo se torna bastante mais simples.
    No fundo, Economia retrata os diferentes métodos de atingir a Eficiência e esse sim, para mim é o conceito mais importante de toda a Economia, juntamente com o conceito de Escassez.

    Eficiência – É mais eficiente aquele que com menor número de recursos consegue igual ou superior produção do que aquele com um maior número de recursos.

    Escassez – Todos os bens e/ou recursos são escassos, comparativamente com os desejos ilimitados do indivíduo. Nenhum bem é ilimitado como a areia do deserto, por exemplo. E é uma boa e eficiente utilização destes escassos bens que vai fazer com que a Economia esteja numa situação de equilíbrio.

    Espero ter ajudado e boa sorte 😉

  3. Amigo, sou, por mérito do meu esforço e estudos sérios, um dos melhores alunos de economia da faculdade onde estudo, tanto no que concerne as habilidades quantitativas quanto as teóricas. Um valioso conselho que te dou é não encaixotar a riqueza dessa ciência nas errantes e limitadas visões de outros estudantes, professores ou economistas de renome. Um dos ingredientes que torna um estudioso ou profissional reconhecido é sua originalidade e a ausência da, tão popular neste século, opinião copiada, sem fundamentos fundamentados na reflexão. Não estou dizendo para ignorar as opiniões alheias, só não torne elas dogmas ou apoios para sustentar uma opinião em busca de status, o faça em busca de conhecimento. Finalizando, uma vez que quer entrar no curso com uma noção do que é tal ciência, te aconselho, a ler a tão essencial obra de Adam Smith, A Riqueza das Naçoes. Muitos lhe dirão: “o faça ao final do 4º, 5º período” e blá blá blá, essas sim, opiniões de ventrículos de faculdade, criados para operar, não para pensar. Mas se ler essa obra, sem pretensões (o faça como curioso), perceberá a riqueza que existe na visão de alguém que foi um dos primeiros (um dos) a enxergar a fantástica lógica econômica operando na sociedade e na história, e que fundamentou a grande imensidão do que as academias tratam hoje como a ciência econômica. E claro, lendo-a absorverá com muito mais facilidade a sopa de conceitos que encontrará muito provavelmente nos livros-texto do Mankiw, Blanchard, Dornbusch, Stiglitz ou qualquer outro que sua faculdade utilizar para estudos introdutórios. Ah, e pelo amor de todos os fantásticos pensadores que transformaram a economia no que ela é, não tenha medo de estudar ferrenhamente cálculo, estatística e todas outros extensões das ciências exatas que premiam a economia com a imponência de evidencias matemáticas incontestáveis ( na maioria dos casos :] ).

    Agora, se você for preguiçoso, pegue o que eu falei e envie para o e-mail daquele cara que no final do primeiro período a galera vai estar chamando de nerd, cdf ou doente por fechar a maioria das provas. Ele fará bom uso. Mas espero que você o faça, pois sua pergunta foi muito pertinente.

Related Questions