Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual o local que foi feita a obra Abaporu?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Abaporu (do tupi-guarani aba e poru, “homem que come[1]”) é um quadro em pincel sobre tela da pintora brasileira Tarsila do Amaral, pintado em 1928 como presente de aniversário do escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.

    Hoje ela é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 1,5 milhão, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995. Encontra-se exposta no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA).

    A composição – um homem, o Sol e um cacto – inspirou Oswald de Andrade a escrever e criar o Manifesto Antropófago, com a intenção de “deglutir” a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro.

    Referências
    1.↑ http://www.galeriaabaporu.com.br/pages.php?recid=90

    Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
    Obtida de “http://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu”
    Categorias: Modernismo brasileiro | Pinturas de Tarsila do Amaral

  2. Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo.

    O Pai de Tarsila José Estanislau do Amaral herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.

    Tarsila Estudou no Colégio Sion, e completou seus Estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta com seus 16 anos de Idade seu 1º Quadro denominado “Sagrado Coração de Jesus”. Em 1906 Casa-se com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separa-se dele e começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo.

    Em 1920 embarca para a Europa com o objetivo de Ingressar na “Académie Julian”, em Paris. Frequentou também o ateliê de “Émile Renard”.

    Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista e faz parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade.

    Em 1923 Tarsila volta à Europa e começa a ter contato com os modernistas: Albert Gleizes, Fernand Léger e Blaise Cendrars, que visita o Brasil no ano de 1924. Foi também no mesmo ano que Tarsila se casa com Oswald de Andrade que rompem o seu relacionamento no ano de 1930.

    Tarsila não terminou seus relacionamentos por aí no ano de 1934 ela passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos. De 1936 à 1952, trabalha como colunista nos “Diários Associados”.

    Tarsila do Amaral falece em São Paulo no dia 17 de Janeiro de 1973.

  3. Campanha “Ganhei 2 pontos por não responder nada!

    ……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…‡
    ……..|……….2 Pontos …..|||”|””\__
    ……..|__________________|||_|___|)< ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)Venham fazer parte da campanha que te da dois pontos!!!

Perguntas Relacionadas