Qual o mecanismo de ação do HIV?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
d
olha esse video :
http://comediaeciencia.blogspot.com/2008/04/vdeo-mecanismo-de-ao-do-hiv.html
é bem legal!!!
O HIV infecta células do sistema imunologico (linfócitos T e CD4) responsáveis pela produção de anticorpos e pelo que chamamos de memória imunologica, acontece que o vírus infecta estas células com o seu RNA, e através de uma enzima chamada TRANSCRIPTASE REVERSA, este RNA é tansformado em DNA e se incorpora no código genético da célula que passa a ser controlada pelo vírus para produzir mais cópias de vírus, na medida que as células vão sendo atacadas a imunidade cai o que deixa o individuo vulneravel a infecções secundárias.
Quando o indivíduo se expõe a alguma situação de risco e contrai o HIV, o sistema imunológico reconhece sua presença e dá início à produção de anticorpos anti-HIV, na tentativa de neutralizar seus efeitos. O HIV, porém, vai se alojar dentro de algumas células do organismo, inclusive dentro das células coordenadoras do sistema imunológico (os linfócitos).
Em geral, o processo de produção de anticorpos pode ser iniciado com até duas semanas de retardo, contadas a partir do momento da contaminação, estendendo-se até três meses após o momento do contágio. Essa faixa de tempo ocorre em 98% dos casos, sendo denominada soroconversão ou “janela imunológica”. Em casos mais raros esse período pode se estender até seis meses.
Sabe-se que desde o momento de entrada do vírus no organismo humano ocorre uma reação das células de defesa tão logo elas tenham identificado e localizado a presença do vírus. Inicia-se um processo de embate entre a carga viral e as células imunológicas na tentativa de manter o funcionamento da imunidade corporal em equilíbrio. Esse ciclo se repete até que o sistema imunológico, desorganizado, não consiga mais desempenhar seu papel de defesa do organismo contra o ataque dos agentes causadores de doenças, o que se traduz na condição de imunodeficiência.
O organismo, incapaz de se proteger contra o ataque dos agentes causadores de doenças, fica vulnerável a uma série de infecções oportunistas, assim chamadas porque se aproveitam da oportunidade do sistema imunológico estar desorganizado para se manifestarem.
HIV causa uma diminuição dramática no número de linfócitos T CD4 – Quando o número de células é suficientemente baixo, tumores e infecções oportunistas ocorrem.