qual o significado da palavra ”CAPITAL”(sentido econôico)?
Anônimo(a)
Asked: 22 de fevereiro de 20112011-02-22T15:47:09-03:00 2011-02-22T15:47:09-03:00Geografia
qual o significado da palavra ”CAPITAL”(sentido econôico)?
You must login to add an answer.
gayzaçao
seu capital seria seu dinheiro somado as suas posses, tudo junto forma o seu capital
dinheiro
Fernando,
Vamos recorrer a um dicionário de economia.
Capital é “o dinheiro investido em atividades em que existe possibilidade de perdas. Normalmente estes investimentos são feitos por empresas ou instituições privadas. As empresas de capital aberto são aquelas sociedades anônimas autorizadas a vender ações nas bolsas de valores”.
De outro modo, podemos pensar em capital como o dinheiro ou outros bens empregadopara gerar lucro, o que, por conseguinte, pode resultar em prejuízo.
BOns estudos.
São vários os significados que normalmente se atribuem ao termo capital, confundindo-se muitas vezes capital com riqueza.
De facto, quem é proprietário possui riqueza, mas essa riqueza só é capital se for utilizada no processo produtivo.
Então, podemos identificar capital com meios de produção, ou seja, o conjunto de elementos que, juntamente com o trabalho, contribui para a produção de bens e serviços.
Os meios de produção incluem os objectos de trabalho e os meios de trabalho.
Objectos de trabalho são todos os meios de produção que se gastam durante o processo produtivo, podendo ficar ou não incorporados no produto final. É o caso das matérias-primas (ficam incorporadas no produto final) e das matérias subsidiárias (não ficam incorporadas no produto final).
Meios de trabalho são os meios de produção que podem ser utilizados em vários processos produtivos, mas que se vão desgastando pelo uso e pelo tempo. É o caso dos edifícios, máquinas, viaturas, etc.
Podemos ainda distinguir entre capital financeiro e capital técnico.
Capital financeiro é o conjunto de meios financeiros de que uma unidade produtiva pode dispor, incluindo o capital próprio (pertencente aos proprietários da empresa) e o capital alheio (financiamento de terceiros).
Capital técnico é o conjunto de todos os bens que a empresa possui e que possibilitam ou facilitam a produção de outros bens ou serviços, incluindo o capital fixo (permanece na empresa por um período superior a um ano) e o capital circulante (permanece na empresa por um período inferior a um ano).