Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

qual o significado de cada um : monossacarideos, dissacaridio,poilissacaridio?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. São subdivisões de carboidratos:
    1) monossacarídeos (com um açúcar por molécula);
    2) dissacarídeos (com dois açúcares por molécula);
    3) polissacarídeos (com inúmeros açúcares por molécula).

    Segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1992), foram encontrados mais de 200 monossacarídeos na natureza. A glicose, a frutose e a galactose são os mais comuns e representativos monossacarídeos existentes na dieta. As hexoses (elementos que contém seis carbonos) glicose e frutose têm sido apontadas por alguns autores como os únicos monossacarídeos de importância dietética. A galactose não tem sido considerada um monossacarídeo de grande importância, já que ao contrário das duas hexoses anteriores, não ocorre sob a forma livre na natureza. Outro tipo de monossacarídeo é a pentose, elemento formado por cinco átomos de carbono em sua estrutura molecular. Este grupo de monossacarídeos é representado por ribose, xilose e arabinose.

    Os dissacarídeos ou açúcares duplos são formados pela combinação de duas moléculas de monossacarídeos, e são os principais tipos de oligossacarídeos. Assim como os monossacarídeos, este grupo de carboidratos é classificado como açúcar simples. Os dissacarídeos são representados principalmente pela sacarose, lactose e maltose. Nos três casos a glicose faz parte da estrutura molecular. A sacarose é o dissacarídeo mais comumente encontrado na composição de nossa dieta e contribui com até 25% da quantidade total de calorias ingeridas nos Estados Unidos (McARDLE, KATCH & KATCH, 1992).
    Os polissacarídeos possuem duas funções biológicas principais, como forma armazenadora de combustível e como elementos estruturais.

  2. Monossacarídeo:
    Ou simplesmente oses são carboidratos não polimerizados, por isso, não sofrem hidrólise. Possuem em geral entre três e sete átomos de carbono. O termo inclui aldoses, cetoses, e vários derivados, por oxidação, desoxigenação, introdução de outros grupos substituintes, alquilação ou acilação das hidroxilas e ramificações.
    Importância biológica
    Trioses
    (C3H6O3) Gliceraldeído Composto intermediário da glicólise.
    Diidroxiacetona Participa da glicólise e do ciclo de Calvin.
    Pentoses
    (C5H10O5) Ribose Matéria-prima para a síntese de ácido ribonucleico (RNA).
    Desoxirribose Matéria-prima para a síntese de ácido desoxirribonucleico (DNA).
    Hexoses
    (C6H12O6) Glicose Molécula mais utilizada pelas células para a obtenção de energia.
    Frutose Função energética.
    Galactose Constitui a lactose do leite. Função energética.

    Dissacarídeo:
    Dissacáridos ou dissacarídios são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica. A variação entre as unidades de monossacarídeos garante a existência de um grande sortimento de dissacarídeos sintetizados pelos seres vivos.Os dissacarídeos mais conhecidos são: a sacarose (na figura), dímero de glucopiranose e frutofuranose, comum em plantas, sendo explorado de forma comercial principalmente a partir da cana-da-índa (Saccharum officinarum); a maltose, dímero de glucopiranoses, encontrada de forma notável em todo o reino vegetal; a lactose, dímero de glucopiranose e galactopiranose, abundante no leite; e a trealose, dímero de glucopiranoses ligadas de forma não redutora, principal forma de transporte de energia dos insetos.
    Função:
    Sacarose Glicose + frutose Apresenta função energética. Está presente nos vegetais, principalmente na cana-de-açúcar.
    Lactose Glicose + galactose Apresenta função energética e é o açúcar presente no leite.
    Maltose Glicose + glicose Apresenta função energética e é encontrado em vegetais.

    Polissacarídeo:
    Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose:Nos organismos, os polissacarídeos são classificados em dois grupos dependendo da função biológica que cumprem:

    Polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose. Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido e nos animais como glicogênio.
    polissacarídeos estruturais: estes carboidratos participam na formação de estruturas orgânicas, estando entre os mais importantes a celulose, que participa na estrutura de sustentação dos vegetais.
    Importância biológica
    Polissacarídeos Amido ≈1.400 glicoses Armazenado no amiloplasto de raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Principal reserva energética dos vegetais.
    Glicogênio ≈30.000 glicoses Armazenado no fígado e nos músculos. Principal reserva energética de animais e fungos.
    Celulose ≈1.000 glicoses Função estrutural na célula vegetal, como um componente da parede celular.
    Quitina Constitui o exoesqueleto dos artrópodes e está presente na parede celular dos fungos.

  3. Os açúcares ou glicidos classificam-se de acordo com o número de unidades (monómeros) que constituem as suas moléculas.
    Os glícidos mais simples são os monossacarídeos (oses),pois só têm uma unidade. Quimicamente são poliálcoois que contêm um grupo aldeído ou um grupo cetónico. São moléculas não hidrolisáveis e redutoras e são classificados tendo em conta o número de átomos de carbono. Os monossacarídeos mais importantes são os que contêm cinco átomos de carbono, denominados pentoses (ex.: ribose e desoxirribose), e seis átomos de carbono, chamados hexoses (ex.: glicose ou glucose, frutose e galactose). A glicose encontra-se nas uvas, nas ameixas, no mel e no néctar das flores e é um nutriente muito importante para a vida das plantas e dos animais, além de ser um dos açúcares mais importantes para a Química; a frutose, por sua vez, é o açúcar que se encontra na fruta e no mel; e a galactose é um isómero da glicose e constitui um dos componentes da lactose.
    Os oligossacarídeos são glícidos hidrolisáveis que resultam da ligação glicosídica de dois monossacarídeos, os dissacarídeos (ex.: sacarose, maltose e lactose), a dez monossacarídeos.
    A sacarose é um açúcar constituído por uma molécula de frutose e uma de glicose, presente em muitas plantas, especialmente na cana-de-açúcar e na beterraba, sendo utilizada no nosso dia-a-dia como vulgar açúcar; a maltose é constituída por duas moléculas de glicose e pode obter-se pela hidrólise do amido; e a lactose, ou o açúcar do leite, é composta por uma molécula de glicose e uma molécula de galactose.
    Os polissacarídeos são glícidos constituídos por mais de dez monossacarídeos (ex.: amido, glicogénio e celulose). O amido é um pó branco, insolúvel em água fria, que tem uma função de reserva vegetal e que se encontra presente nas batatas e nos cereais. O glicogénio, tal como o amido, tem funções de reserva e é armazenado no fígado. Por fim, a celulose é um hidrato de carbono que existe nas plantas e é o principal constituinte das membranas celulares das células vegetais. É muito usada na produção de papel.

Perguntas Relacionadas