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Anônimo(a)

Qual o tipo de farol e lâmpada das locomotivas atuais?

Gostaria de saber qual é o tipo de farol e o tipo de lâmpada usada nas locomotivas atuais. Outro dia estava vendo uma locomotiva vindo ao longe e o farol dela é muito forte.
Valeu!

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2 Respostas

  1. São faróis normais eles parecem lampadas mas são bem maiores, com filamento bulbo e os contatos metalicos. Só que tem uma potência maior geralmente com 400-450watts cada uma as locomotivas tem pelo menos duas na frente e duas na cauda. É bem forte mesmo. Se vc ficar parado na frente de uma e próximo dele a sua pele começa a esquentar e se manter ali chega a queimar, mas isso é quando esta bem próximo a uns 20cm de distância.

  2. Os atuais faróis utilizados nos veículos ferroviários seguem um padrão antigo de lâmpadas incandescentes de filamento interno.São alimentados por uma fonte de corrente alternada, sendo, então, dependentes de um motor alternador ou inversor, que, se desligado, corta essa alimentação de energia. É comum haver uma elevada queima desses faróis, já que, devido às imperfeições na via permanente (trilhos e dormentes), o trem sofre uma trepidação intensa e constante, provocando avarias em seu filamento e trazendo uma série de prejuízos para as empresas no que se refere à manutenção, operação, meio ambiente e satisfação do cliente. Esse é um problema persistente e que está sendo solucionado com a aplicação de um novo farol composto por LEDs (Light Emitting Diode) de alto brilho, que supre a deficiência mecânica dos faróis incandescentes, pois não possui filamento e não queima devido à trepidação.

    Foi desenvolvido um farol com 38 LEDs de alto brilho, distribuídos de tal maneira que seja aproveitado o máximo possível da luminosidade. Esses LEDs estão dispostos
    em dois circuitos, caracterizando farol baixo e farol alto, comutados por uma chave selecionadora já existente nas cabines das composições.
    Foi utilizado um spot com as mesmas medidas do atual, a fim de não serem feitas alterações nos trens. A placa com os LEDs foi encaixada na parte de trás do spot, para uma melhor reflexão da luz. Os LEDs são alimentados com uma baixa tensão de corrente contínua proveniente de baterias, dando condição para que o farol fique aceso em caso de desligamento dos motores alternadores e inversores, possuindo também a característica de ter um tempo de vida útil próximo de 50 mil horas, 50 vezes mais que os atuais faróis utilizados. O projeto não altera as características físicas dos atuais faróis, no caso o local onde são alojados. As modificações que ocorrem são a mudança do farol, não mais por filamento, mas por LEDs, e a alimentação do circuito, que passará da tensão alternada para a tensão contínua, que será fornecida pela bateria dos trens (72 Vcc).
    A seleção de farol alto ou baixo ainda permanecerá na chave comutadora existente nas cabines. As trocas desses faróis estão sendo feitas gradativamente nas locomotivas em operações no Brasil, tanto nas de pequenos , médios e longos percursos./ac/ – não me preocupo com dedinho prá baixo.

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