Quando começou a ser introduzido as primeiras locomotivas à diesel no Brasil ?
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No final dos anos 40, chegaram ao Brasil as primeiras manobreiras diesel-elétricas, modelo U5B da General Electric, que uns anos depois passaram a ser produzidas aqui.
No Brasil, as primeiras locomotivas diesel chegaram em 1939 para a Central do Brasil e a E. F. Santos-Jundiaí. A Rede Ferroviária Federal S. A. iniciou a dieselização das ferrovias em 1958.
O motor diesel foi empregado, pela primeira vez, nas ferrovias, em 1925, numa locomotiva de manobras da Central Railroad de Nova Jersey. Nove anos depois, ele foi utilizado no novo trem de passageiros “Zephir” e, em 1941, no transporte de cargas na Ferrovia Santa Fé, EUA. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, as locomotivas diesel e diesel-elétricas foram substituindo, em todo o mundo, as locomotivas a vapor. Mesmo assim, em 1965, 65% das locomotivas existentes eram ainda acionadas a vapor. Na França, no dia 1.º de julho de 1975, circulou o último trem a vapor entre Montperllier e Lodève. NO BRASIL, AS PRIMEIRAS LOCOMOTIVAS DIESEL CHEGARAM EM 1939 PARA A CENTRAL DO BRASIL E A E. F. SANTOS-JUNDIAÍ (HOJE INTEGRADAS NOS SISTEMAS REGIONAIS DA REFSA DO RIO E DE SÃO PAULO). A REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S.A. INICIOU A DIESELIZAÇÃO DAS FERROVIAS EM 1958 E, ATUALMENTE, ELA TEM SOMENTE 44 LOCOMOTIVAS A VAPOR EM SERVIÇO, porém possui 1.342 locomotivas diesel-elétricas e 55 locomotivas elétricas, além de 13 trens-unidade diesel, 22 automotrizes diesel e 368 trens-unidade elétricos.
Fonte : enviei pelo seu e-mail