Medicina, segundo o site HISTÓRIA DA MEDICINA, diz que na Roma Antiga o profissional chamado medicus era um atendente que ”cuidava” de doentes acamados.
A Enfermagem também é classificada como a arte do cuidado, e depois de Florence passou de um conhecimento empírico para o científico, sei que o médico o foco é a cura, e a Enfermagem é o cuidar, mas aonde ocorreu essa dissociaçao na História de ambas as profissões.
Porque o curar também envolve o cuidar e vice-versa!
quem me responderia?
grato!
Depois de Florence, o sentido de CURAR passou também para a forma de COMO CUIDAR , já que as duas coisas estão interligadas , ou seja , não existe cura se não houver o cuidado e Florence , na passagem da Guerra da Criméia ,chamou a atenção do mundo da Ciência para isso, naquele caso específico, no ambiente de caos da guerra viu-se que não bastaria apenas o médico medicar, precisava-se de alguém habilidoso para CUIDAR do ferido , do ferimento, alguém com atenção integral e permanente enquanto que o médico ia atender a outros casos, e que fosse os “olhos do médico” na atenção aos feridos. Com isso Hoje o papel da Enfermagem é coadjuvante no tratamento ao doente. É ela quem passa as informações ao médico e o auxilia no cuidado dos pacientes de acordo com o que ela presencia no seu ato de observar rotineiramente seu paciente. Daí , coletando essas informações e em suas visitas clínicas o médico dará andamento às suas avaliações e terapêuticas adotadas por ele para a cura.