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Quando foi criada a Cia. Mogiana de Estrada de Ferro em São Paulo ?

Quando foi criada a Cia. Mogiana de Estrada de Ferro em São Paulo ?

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2 Respostas

  1. Companhia Mogiana de Estradas de Ferro fundada em Campinas SP 18 de março de 1872 e desativada em 1971

  2. A Cia. Mogiana de Estrada de Ferro foi criada em 21 de março de 1872 . A lei provincial nº 18 que deu origem a Companhia Mogyana de Estradas de Ferro e Navegação, com sede em Campinas.

    O trecho inicial da concessão ia de Campinas à Mogi Mirim (na época Mogy-Mirim), havendo também um ramal entre Jaguariúna (na época Jaguary) e Amparo, todas as cidades localizadas na província de São Paulo.Esta mesma lei concedia o prolongamento da linha até às margens do Rio Grande, passando por Casa Branca e Franca.

    O objetivo da estrada de ferro era, entre outros, transportar café e gado. Esta mesma lei, concedia o privilégio e garantia de juros de 7% sobre o capital investido, na época 3.000:000$000 (três milhões de contos de réis). Esta mesma lei concedia o privilégio, sem garantia de juros para o prolongamento da linha até às margens do Rio Grande, passando por Casa Branca e Franca.

    Os fundadores da Companhia foram: Antônio de Queiroz Telles (Barão, Visconde e Conde de Parnaíba), família Silva Prado e José Estanislau do Amaral, entre outros grandes plantadores de café.

    A primeira reunião de acionistas ocorreu em 1° de julho de 1872, no Paço da Câmara Municipal de Campinas quando foi constituída a primeira diretoria.

    O projeto de construção e organização foi concluído em 2 de dezembro de 1872 e o decreto imperial n° 5.137 de 13 de novembro de 1873, concedeu autorização para Companhia funcionar.
    O trecho entre Campinas e Jaguariúna, com 34 km, foi inaugurado em 3 de maio de 1875.

    Em 27 de agosto do mesmo ano era inaugurado o trecho entre Jaguariúna e Mogi Mirim, com 41 km de extensão.

    Em 15 de novembro de 1875, era inaugurado o ramal de Jaguariúna à Amparo, com 30 km de extensão. O último trecho foi inaugurado em 1921, quando os trilhos da CM chegam na cidade de Passos em Minas Gerais.

    Torna-se assim a primeira empresa férrea paulista a cruzar a fronteira do Estado. Em 1923, devido a desativação de serviço de navegação no Rio Grande a CM retira de seu nome o Navegação e em 1946 com a reforma ortográfica da língua portuguesa troca o Y pelo I passando a se chamar Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

    A CM tinha oficinas em Campinas (uma das maiores e mais completas do Brasil), Ribeirão Preto e Uberaba. Além de depósitos de locomotivas em Aguaí e Guaxupé.

    Na oficina de Campinas foram fabricados locomotivas à vapor, carros de passageiros, vagões de carga e inúmeros componentes. Até ser incorporada pela Fepasa em 1971, serviu as cidades de Campinas, Jaguariúna, Amparo, Socorro, Serra Negra, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Aguai, Casa Branca, São José do Rio Pardo, Ribeirão Preto, Franca, Pedregulho, Uberaba, Uberlândia, Araguari, Poços de Caldas, Águas da Prata, Mococa, Guaxupé, Passos entre outras.

    Sua sede em Campinas, conhecida como o Palácio Mogiana é um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, símbolo da fase áurea do café na região

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