Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quando olha para o céu de noite como saber se é estrela ou planeta?

quando olha para o céu de noite como saber se é estrela ou planeta?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

12 Respostas

  1. pelo o que eu saiba,só estrela tem luz própria,planeta não,então acho que a maioria não da pra ver a olho nu.

  2. acho que um planeta não da pra ver a olho nu, Polaris, o planeta não tem luz própria mas ele pode estar refletindo a luz do sol, ou seja só olhando de um telescópio, ou algo do tipo para saber (:

  3. Por exemplo, quando voce ver uma estrela pequena e luminosa, e conhecida como Anã Branca, ou seja uma Estrela (astro) Pequena e extremamente densa, no entento, para ver mais de perto e reconhecer oque é estrele ou planeta é necessario um telescopio.
    Os astrônomos experientes na area da astronomia, na maioria das vezes reconhece mais rapidamente oque é ou não é uma estrela.
    espero ter ajudado.

  4. Assim :

    Estrela cintila não é ? Ou seja ”pisca” no céu .
    Planeta se parece com uma estrela né ?

    Ai é que está a diferença entre os dois, a estrela psica, mas o planeta não .

    Se você conseguir de uma olhada em Sirius, e veja como ela pisca constantemente .
    Depois de uma olhada em Júpiter, pra você ver como ele não pisca, essa é uma diferença notável.

    Qualquer estrela que não cintila, é um planeta !

    Planetas costumam ser brilhantes como Júpiter -2.36 , Vênus com mag -4.11 ! , e Mercúrio são os mais brilhantes do céu . Mag -0.34 .

  5. Os planetas são poucos e estão sobre a eclíptica (o caminho do Sol).
    Como são maiores, cintilam menos que as estrelas.
    Use um mapa ou gráfico para localizar os que estão acima do horizonte.
    Veja em:
    http://observatoriophoenix.astrodatabase.net/c_planet/planetas.htm

  6. Como os gregos sabiam sobre a existência dos planetas se eles não são visíveis a olho nu?

    Vários planetas são visíveis a olho nu: Marte, Júpiter, Vênus, Saturno e Mercúrio. Esses já eram conhecidos não apenas dos gregos, mas também de povos ainda mais antigos que eles, como os babilônios. Apesar de sua semelhança com as estrelas, os planetas eram identificados pelos povos da Antigüidade graças a duas características que os diferenciavam. Primeiro: as estrelas, em curtos períodos, não variam de posição umas em relação às outras. Já os planetas mudam de posição no céu com o passar das horas. À noite, esse movimento pode ser percebido com facilidade.

    Segundo: as estrelas têm uma luz que, por ser própria, pisca levemente. Já os planetas, que apenas refletem a luz do Sol, têm um brilho fixo. Os mais distantes só puderam ser descobertos mais tarde, com a ajuda de aparelhos óticos como o telescópio. “O primeiro a ser identificado foi Urano, descoberto em 1781 pelo astrônomo inglês William Herschel”, conta a astrônoma Daniela Lázzaro, do Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

  7. A maneira mais simples é, antes de sair, dar uma olhada num mapa estelar para identificar os planetas visíveis e suas posições. O que não for planeta… é estrela.

    Veja, por exemplo, em http://www.heavens-above.com/

  8. O jeito mais fácil, para quem é iniciante, é consultar um mapa celeste atualizado (pois a posição dos planetas muda). Mas com o tempo a gente vai se familiarizando com o céu e passa a reconhecer os planetas pelo brilho, pela cor e pela posição sem consultar mapas. A gente vai memorizando a posição e o movimento que eles fazem no céu e, mesmo com o passar do tempo (meses), a gente consegue localizar os planetas. É uma questão de prática e continuidade de observação.

    PS: esse negócio de que “planeta não pisca” nem sempre é válido. Às vezes eles piscam e às vezes nem as estrelas piscam, depende da estabilidade da atmosfera.

    .

  9. Por várias coisas:
    1 – Os planetas não oscilam. Quando você olha o céu, você verá que o brilho das estrelas ficam “apagando e acendendo”, já os planetas, ficam totalmente acesos.
    2 – Os planetas se movem rapidamente durante a noite. As estrelas estariam também se movendo devido à rotação do planeta durante a madrugada, mas os planetas se movem bem mais, dando para ver que estão orbitando alguma coisa.
    3 – Você pode ter um mapa dos astros. Para isso, você precisa saber corretamente as coordenadas. Procure por um software chamado Stellarium, que ele mostra o céu a qualquer hora em qualquer lugar.

  10. estrela fica piscando, planeta não, isso acontece por causa da atmosfera e pq os planetas estão bem mais perto que estrelas, então o brilho que o planeta reflete do sol não tem nenhuma variação. o planeta mais fácil de se ver é Vênus, nessa época do ano ele está bem brilhante uns 30 minutos antes do nascer do sol, dá pra ve-lo de mesmo lado que o sol nasce, mas um pouco mais alto no céu que o sol, e o interessante é que venus é a ultima coisa que desaparece do céu, ou seja, enquanto todas as estrelas desaparecem, venus ainda tá lá, parecendo uma estrela sozinha.

    Instala no computador, se tiver, este programa, Stellaruim. Nele voce ve o céu como realmente está do ponto de vista dá onde voce mora.olha o link do baixaki:
    http://www.baixaki.com.br/download/stellarium.htm

Perguntas Relacionadas