Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quando surgiram as primeiras formas de vida na terra doo 5 estrelas pra quem me ajudar?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

9 Respostas

  1. De acordo com as teorias geralmente aceites, a Terra teria tido o início da sua formação há aproximadamente 4,6 bilhões de anos (esse número hoje é calculado com maior exatidão: 4,567 bilhões de anos) através de uma nuvem de gás e poeira (disco protoplanetário) em rotação, que deu origem ao nosso Sistema Solar. A vida começou na terra há pouco mais de 3,5 bilhões de anos, no periodo Arqueano, pois se são encontrados vestigios de vida nesse período, sua formação deve ser, necessariamente, anterior.

    No começo, tudo na terra era rocha derretida, que, depois de algum tempo, se solidificou e formou a superficíe terrestre. Naquela época havia muitas erupções vulcânicas, e por essa razão, a atmosfera da terra era tóxica. Houve um grande periodo de chuvas, que durou milhões de anos, e as partes de terra que ficaram emersas formaram os continentes.

  2. “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra. Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente. Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Viu Deus que tudo o que tinha feito, e que era muito bom” (Gênesis 1 e 2).

    Aí está a origem da raça humana. O homem não veio à existência através de um processo, evoluindo de formas inferiores até chegar ao que é hoje.

    Não desejo suas 5 estrelas, mas que você entenda e creia na Palavra do Senhor teu Deus.
    Abraços

  3. Foi em cerca dos primeiro 500 milhões de anos do planeta. O nosso planeta está na faixa de 4,5 bilhões de anos. Ouvi dizer também que o tempo que levou para que surgisse a vida foi bem menos demorado do que o que ela precisou para evoluir à adaptação ambiental.

  4. Espero que ajude 🙂

    Todos os seres vivos possuem um código genético. Sendo assim a maioria dos biólogos acredita que toda a vida existente na Terra descenda de um único ancestral, um ancestral comum para todos os seres vivos: o Último Antepassado Comum Universal.

    É possível observar características comuns entre os organismos vivos, entre esses organismos e os fósseis.

    Ao estudarmos a forma e a estrutura dos seres vivos (anatomia comparada), percebemos que existem estruturas aparentemente diferentes, que desempenham funções diferentes, mas com estruturas internas similares. Essas são conhecidas como estruturas homólogas, os membros dos vertebrados são um bom exemplo disso.

    Padrão básico
    Podemos comparar os membros superiores do ser humano com as nadadeiras anteriores de uma baleia, as patas anteriores do cavalo e as asas de um morcego. Ao observamos a estrutura óssea desses membros percebemos que todos possuem um padrão básico, apesar de desempenharam diferentes funções: segurar as coisas, nadar, correr e voar. Os órgãos diferentes desses organismos que compartilham de uma estrutura básica comum indicam que existe um ancestral comum a todos eles.

    Existem estruturas superficialmente semelhantes que desenvolvem uma mesma função (as asas de uma borboleta e as asas de uma águia), essas estruturas são conhecidas como estruturas análogas, o que indica que existem “vários caminhos” para resolver um mesmo problema.

    Parentesco evolutivo
    Ao observar o desenvolvimento embrionário (embriologia) dos vertebrados podemos constatar que todos têm um padrão básico desenvolvimento, o que é mais um indício do parentesco evolutivo existe entre eles.

    Com os modernos estudos moleculares, estudo dos genes (fragmentos de DNA), é possível observar a semelhança molecular entre os seres vivos, traçar histórias evolutivas das espécies e estabelecer relações de parentescos entre as espécies de seres vivos.

    A vida na Terra
    Nosso planeta se originou a cerca de 4,6 bilhões de anos. A existência da Terra está dividida em eras geológicas. O período desde a formação do planeta até 570 milhões de anos atrás é conhecido como era Pré-cambriana. Foi no início dessa era geológica que surgiram moléculas com capacidade de autoduplicação, essas seriam as moléculas que anunciaram a origem vida.

    A atmosfera terrestre possuía uma composição diferente da atual. Acredita-se que essa era composta pelos gases metano, amoníaco, hidrogênio e vapor de água. As fortes descargas de relâmpagos e os raios ultravioleta vindos do sol, teriam promovido uma grande variedade de reações químicas nessa atmosfera. Dessas reações surgiram, entre outras, moléculas orgânicas simples como álcoois, aminoácidos e açúcares.

    Essas moléculas teriam sido arrastadas da atmosfera para os mares pelas chuvas. Nos mares, teriam sido reunidas e formando moléculas orgânicas mais complexas, como as proteínas. As proteínas em meio ácido teriam se aproximado, e formado aglomerados conhecidos como coacervados ou se aproximaram pela variação da temperatura, que ocorria no meio, formando pequenas gotas conhecidas como microsferas.

    Os coacervados ou microsferas que possuíssem proteínas enzimáticas e um tipo de molécula originada nas atmosferas primitivas, o ácido nucléico, poderia ser considerado o primeiro ser vivo. Esses seriam capazes de realizar metabolismo e de reproduzir-se, apresentando hereditariedade e assim a capacidade de evoluir.

    Para ter mais informações veja a fonte abaixo

  5. Vida só provém de outra vida. É a lei da biogênese, que refutou a geração espontânea.

  6. A eclosão da vida no Planeta Terra ocorreu nos Oceanos durante o Periodo Cambriano entre 578 e 505 milhões de anos atrás.

Perguntas Relacionadas