Bem, meu pai tem um Megane 2006-2007, com marcha automática (com opção para manual), ar-condicionado, som original do carro, painel de controle (Mostra a autonomia, consumo, se precisa de revisão), direção elétrica, não usa chave usa um cartão para acionar o carro, jah tem 50.000Km rodados e eu queria saber qnto vai custar ele se ele vender esse carro, ná época ele pagou 70.000 reais no Carro
o carro foi comprado em 2006, e mew pai pensa em trocar por um civic novo ano 2011, ou um Fluence, pensamos até num sonta da hyunday
va no google e digite tabela fipe uol carros
na tabela fipe vc vê o preço de todos os carros
Olá Chief. Infelizmente, fico triste em dizer que voces tomaram um golpe. Isso mesmo, seu carro está avaliado ao redor de R$ 34.000,00, segundo a Tabela FIPE – demora para vender por esse preço a um particular, para deixar numa loja, vão te oferecer uns R$ 28 mil no máximo, creio eu. Umas desvalorização de 50% em pouco mais de 3 anos, ou um prejuizo de R$ R$ 36.000,00. Esse é o problema de todo carro de marca francesa/coreana/japonesa: manutenção cara, complicada, desvalorização as alturas – de todos, salva-se o Civic e Corolla, com resalvas. Alem disso, na maioria das vezes são de venda complicada.
Faça assim: teoricamente os carros usados vão ganhar valor, por causa das novas regras de financiamento – isso mostra como as pessoas não tem dinheiro para comprar nada, isso mostra que esses 23 milhoes de brasileiros na classe média são mentira – na época dos militares, classe média comprava Opala e Dogde Dart, e pagava à vista (carros que tem o preço atualizado ao redor dos R$120 aos 200 mil). Enfim, isso mostra que quem movimenta a economia desse ”país de todos”(ou seria ”tolos”?) são meia duzia de bancos e financeiras, e muito marketing do PT e da Turma do Mensação. Ok, vontando ao ”faça assim”, se seu pai gostar do carro e roda pouco por mês, compensa ele ficar com o carro mais uns 3 ou 4 anos, já que a maior desvalorização já passou, se ele não gosta, espere uns 6 meses e venda, muito embora epoca de fim de ano seja a melhor para vender. Agora, se ele roda muito ou está sem muita grana para disperdiçar, vende logo, porque esse carro tem a manutenção cara, e agora, aos 50 mil KM o estopim está chegando ao fim. Na troca de carro, eu sugiro um VW Santana, sei que vc deve achar que é um sedan antigo, com projeto obsoleto e design envelhecido. Mas é o melhor sedan médio em custo/beneficio e durabilidade já feito até hoje. Não tem erro, manutenção simples, barata, peças baratas, muitos concessionários, baixa desvalorização, conforto, espaço interno e desempenho acima da média. Infelizmente, coisas como freios ABS, cambio automático e teto solar sairam de linha em 1997. Por outro lado, depois de 97 todos Santana tem de série direção hidraulica, ar condicionado e trio eletrico(vidros/travas/espelhos eletricos). Alguns até 99, da série Exclusiv apresentam ABS, vale procurar por eles. O Santana está disponivel com motores 1,8 e 2,0 litros, faz até 13,5 KM/L na estrada(2.0), tem 72 litros no tanque – autonomia de mais de 900 KM. Tenho um, aos 200 mil KM fiz a 2 revisão na suspenção, digo: os ultimos 100.000LM não me custaram nem R$4.000,00 em manutenção/peças/mão de obra, sem contar o custo dos pneus e combustivel, fora isso só troca de óleo (muitas vezes eu ainda deixo atrasar). Contando pneu, combustivel e manutenção preventiva, me custa de R$0,18 a R$0,22 por kilometro, e para isso coopera o custo das manutenções preventivas, preço dos pneus aro 14, e economia de combustivel. Têm sedans médios que custam mais que o dobro disso por KM. Os ultimos Santanas custam em média R$ 26 mil, foram vendidos na época entre R$ 40 e 45 mil – prejuizo de R$16 mil em 4 anos, quase nada perto dos R$36 mil do Megane, sem contar que o Santana saiu de linha em 2006, o que ainda ajuda na desvalorização – percentualmente, é a mesma (50% nos 4 anos). Outra coisa: enquanto o preço da manutenção de um Mégane, Sentra, Civic ou Corolla dessa idade só tende a aumentar, carros como Santana e Vectra continuam na mesma faixa – por isso ainda vão desvalorizar menos % daqui pra frente, alem de tudo.
Uma dica simples: ao comprar um carro seja frio e calculista, porque carro no Brasil é status, mas é um mal negocio tambem. Não é so o preço e desvalorização. É 50% de imposto que paga ao ser fabricado, são 20 anos de IPVA, DPVAT, seguro, licenciamento, manutenção. É assim que as montadoras, governo e financeira vivem às nossas custas. Quer um carro realmente legal? Só a partir de R$120 mil, tem Passat, Audi A4 e Chrysler 300C (esperar 6 meses, estão lançando um modelo novo do 300C, o anterior vai desvalorizar um pouco – seria um otimo negocio comprar um 2006 com baixa KM e ficar com ele por mais 10 anos). Digo isso porque vc entra num novo patamar de design, conforto, segurança e tecnologia. Abaixo disso, esquece design, tecnologia e conforto, e pensa em manutenção, desvalorização, etc. Entendido?
Espero ter ajudado
Abraço!
O hatch está bem mais em conta que a Grand Tour, já que saiu de linha, por aqui. De trinta e poucos a quarenta e poucos. Um perua nova hoje, só para você ter uma idéia, apesar de ser com motor 1.6 e não mais o 2.0 (se bem que é um ótimo motor) vem sendo vendida a 49 mil. Acho uma baita compra. A Grand Tour diferente do Megane Hatch tem presença.
É a Megane Tour ou Megane comum? A primeira tem mais procura e pega um valor melhor.