Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quantos metros o casco do navio cargueiro fica abaixo da agua?

Quantos metros o casco do navio cargueiro fica abaixo da agua?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Hilton, cada navio tem uma capacidade de carga, que depende das suas dimensões (comprimento e largura). Nos navios modernos, de porte médio (150 metros de comprimento), a parte que fica abaixo da água, quando carregado, é aproximadamente 15 metros. Essa parte que fica abaixo da água é chamada de “calado”. A largura do navio é chamada de “boca”.

  2. O “calado” de navios grandes costuma varias entre 12 e 15 metros.
    Mas o super-petroleiro Jahre Viking, o maior petroleiro do mundo, e que foi seqüestrado a pouco tempo atrás, tem 24,5 m quando carregado, altura equivalente a um prédio de oito andares.
    -Impressionante não?
    Entre a linha da quilha (parte mais funda do casco), e o fundo do mar, existe uma distância de segurança chamada pé-de -piloto.
    Em alguns portos, esta distancia não passa de um metro.
    Ou seja, as vezes o cargueiro ou petroleiro entram no porto, com apenas um metro de folga entre o casco e o fundo.
    -Não é emocionante?
    Daí existem profissionais da Marinha Mercante, chamados “práticos, que conhecem como a palma da mão determinado porto, e guiam os navios por entre bancos de areia e fundos rasos.
    São milhares de toneladas passando pertinho de baixios e pedras!
    Errou, está danado, podendo até perder um navio inteiro.
    Os profissionais da Marinha Mercante Brasileira e da Marinha do Brasil, estão entre os melhores profissionais do mundo!
    Portanto navegue tranqüilo com este pessoal!

Perguntas Relacionadas