Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quantos são quais são e como funcionam os fusos horario do brasil?

quantos são quais são e como funcionam os fusos horario do brasil?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. existe tres fusos no brasil o horario de brasilia com -3 de greenwich o fuso que prevalece no norte e centro oeste com – 4 e o horario do acre -5 de greenwich.

  2. atualmente por volta de 4 meses atras foi alterado a pedido do governo brasileiro os fusos no BRASIL. hoje o BRASIL tem dois fusos horarios. o primeiro pertence a 3 horas oeste e o segundo é 4 horas oeste. o segundo começa na fronteira do PARA com o AMAZONAS incluindo ACRE E MAIS DOIS TERRITORIOS COM FRONTEIRA A ESTE ESTADO. não tenho certeza mas MATO GROSSO DO NORTE dev estar incluido. o horario de verão não é fuso horario. temos no total no planeta 12 fusos horarios sendo 12 horas para leste e 12 horas para o oeste. se voce viajar para o leste voce adianta o relogio se voce viajar para o oeste voce atrasa o relogio. após voce vencer o fuso de 12 horas ocorre a mudança de data valendo o mesmo criterio se viajar para o leste voce adianta a data e se voce viajar para o oeste voce atrasar a data. contagen do fuso
    12w 11w 10w 9w 8w 7w 6w 5w 4w 3w 2w 1w 0 1e 2e 3e 4e 5e 6e 7e 8e 9e 10e 11e 12e
    existe mapa de fuso horario procure na internete que voce acha

  3. O território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0º) e, em virtude de sua grande extensão longitudinal, compreende quatro fusos horários, variando de duas a cinco horas a menos que a hora do meridiano de Greenwich (GMT). O primeiro fuso (30º O) tem duas horas a menos que a GMT. O segundo fuso (45º O), o horário oficial de Brasília, é três horas atrasado em relação à GMT. O terceiro fuso (60º O) tem quatro horas a menos que a GMT. O quarto e último possui cinco horas a menos em relação à GMT.

    Horário de verão: Prática adotada em vários países do mundo para economizar energia elétrica. Consiste em adiantar os relógios em uma hora durante o verão nos lugares onde, nessa época do ano, a duração do dia é significativamente maior que a da noite. Com isso, o momento de pico de consumo de energia elétrica é retardado em uma hora. Usado várias vezes no Brasil no decorrer do século XX (1931, 1932, 1949 a 1952, 1963 e 1965 a 1967), o horário de verão é retomado a partir de 1985.

    Em 1998 tem início em 11 de outubro, com duração prevista até 21 de fevereiro de 1999. Atinge 12 estados e o Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia. Nos demais estados, tanto no inverno quanto no verão, não há diferença significativa na duração do dia e da noite. A economia resultante da adoção do horário de verão equivale, em média, a 1% do consumo nacional de energia. Em 1997, a redução média do consumo de energia elétrica durante os três primeiros meses (outubro a dezembro) de vigência do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é de 270 megawatts, ou 0,9%. Esse valor corresponde à energia consumida, no mesmo período, por um estado do tamanho de Mato Grosso do Sul. No horário de pico, entre 17h e 22h, a redução registrada é de 1.480 MW, ou cerca de duas vezes a capacidade de geração da usina nuclear Angra I.

    Antigamente não havia fusos horários. Havia apenas a hora local. Nos países cristãos era a igreja matriz de cada cidade que determinava a hora daquela cidade. As demais seguiam a matriz. O relógio da matriz era acertado pela passagem meridiana do sol. Como a Terra gira 360º em 24 horas, a cada 15º há uma diferença de uma hora, ou 4 minutos por grau. Assim, S.Paulo que fica 46º 38′ W e o Rio a 43º 10′ W têm uma diferença de aproximadamente 3,5º ou 14 minutos (3,5 x 4). De Recife (34º 53′) ou Porto Alegre (51º 15′) a diferença para o Rio é de aproximadamente 8º o que dá uma diferença de aproximadamente 32 minutos para mais e para menos respectivamente. De Brasília (47º 52′) para o Rio a diferença é de quase 5º ou 20 minutos. Muita gente pensa que a hora de Brasília é determinada pelo meridiano que passa por lá. Não é. Pela convenção dos fusos horários ficou determinado que o meridiano central de cada fuso é o meridiano múltiplo de 15º contados a partir do meridiano de Greenwich, o fuso teria 7,5º a leste e 7,5º a oeste deste fuso central. Assim, a hora de Brasília é determinada pelo meridiano 45º W (este meridiano passa perto de Ubatuba e Cachoeira Paulista, em S.Paulo, e dentro de Lavras em Minas Gerais), e a faixa do fuso vai de 37,5º W a 52,5º W. Foi por isso que com a mudança da Capital Federal do Rio para Brasília não houve mudança de hora. As 2 cidades estão dentro do mesmo fuso. Se fosse seguir com rigor os limites de cada fuso, as Capitais nordestinas da costa leste teria a hora de Fernando de Noronha e não Brasília.
    A ABERT está tentando unificar todos os fusos do Brasil para aumentar a audiência dos programas de TV. Já colocaram o Acre num eterno horário de verão. Se unificarem, o sol vai nascer em Cruzeiro do Sul (AC) (72º 38′) 2 horas e meia depois de Recife. Um absurdo, mas a Globo é poderosa”.

    Em 2008 o número de fusos horários foi reduzido para três: duas horas a menos que GNT (Fernando de Noronha e Ilha da Trindade), 3 horas a menos que GNT (Regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Goiás, Tocantins, Pará, Amapá e Distrito Federal) e 4 horas a menos que GNT (Amazonas, Acre, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia).

Perguntas Relacionadas