Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

que crise é essa em portugal,espanha??…o que esta acontecendo?

que crise é essa em portugal,espanha??…o que esta acontecendo?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. A Espanha registra um Desemprego de 20%…

    Em países como Brasil e Estados Unidos esse índice não passa de 10%…

  2. A crise começou por volta do ano de 2007 nos Estados Unidos, mas como as nossas economias com a globalização estão muito expostas, ela depressa se alastrou.
    Com isso, as empresas começaram a falir um pouco por todo o mundo. Outras descolarizaram-se para países do “segundo mundo”, de modo a terem mesmos custos de produção.
    Com isso o desemprego aumentou em flecha, já para não falar das consequências para a economia, que viam nessas empresas uma importante fonte de rendimento.

    Os bancos também começaram a dar sinais de prejuízo – e os bancos são quem controla e empresta o dinheiro. Então os governos começaram a injectar dinheiro no sistema económico para acalmar os mercados, que viviam um clima de instabilidade gravíssimo.

    Nada disso resultou: o desemprego continuava a subir e a retração económica também. Sem dinheiro não há consumo e sem consumo não há dinheiro – e assim se mantinha a corda bamba.

    Agora, há que ter em conta que há países que são mais dependentes que os outros e consequentemente quando uma crise deste género instala, esses países são mais afectados: Portugal, Irlanda, Grécia, Espanha…
    Mas todos os outros também estão em crise, e a Irlanda que era um dos país com uma maior economia, foi o primeiro a cair – os bancos emprestavam dinheiro e as pessoas não conseguiam pagar.

    Esses países têm que enfrentar uma maior concorrência e não têm capacidade de resposta. Esse factor afugentou muitos investidores que poderia inserir dinheiro no país, preferindo mercados mais estáveis. O facto de ninguém querer investir, aumentou a especulação e a credibilidade dos países foi diminuindo, o que afugentou ainda mais investidores.

    O desemprego no meio disto tudo, continuou sempre a subir, o que levou a que os governos tivessem mais despesas de estado em subsídios. A crise foi aumentanto, bem como o défice. É importante lembrar que a balança comercial destes países é negativa também e a capacidade de produção é limitada.

    A crise sai cara. Os governos têm que gastar mais dinheiro que o previsto e chega a uma altura que o peso da crise se torna insustentável e os países têm que pedir ajuda. Foi o que aconteceu com a Irlanda, a Grécia e recentemente com Portugal. A Espanha tomou medidas de austeridade que por enquanto sustentam a crise. As 3 medidas de austeridade que Portugal tomou não foram suficientemente austeras…

    Agora esses países que já tinham um grande défice público, têm ainda que pagar os emprestimos a juros exorbitantes…só daqui a um ano ou dois é que a economia poderá voltar a crescer.

    Isto é mais ou menos um desenho, claro que é tudo muito mais complexo que isto.

    Os credores não só emprestam o dinheiro como também dizem “eu vou-te emprestar, mas tens que fazer isto assim assim”, ou seja, os países têm que tomar medidas para que o empréstimo não seja só um tapa buracos, mas sim uma solução. Essas medidas passam pelo aumento dos impostos e cortes nas despesas basicamente.

Perguntas Relacionadas