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  • 0
Anônimo(a)

Que é a história ou origem da palavra TAXI?

Pertence a que língua afinal?
Não sei qual é a variação nas demais línguas, mas vejo que em muitos países não a traduzem.
Antes dessa palavra que palavra se usava?

Beijos e Abraços

Nello

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3 Respostas

  1. Quando foram aplicadas taxas à utilização de carros de aluguel através de taxímetros.

    Um taxímetro é um aparelho de medida, mecânico ou eletrónico, semelhante a um odómetro, normalmente instalado nos táxis. Mede o valor cobrar em relação à distância percorrida ou em relação ao tempo passado desde o inicio da viagem. Foi inventado no séc. XIX pelo alemão Wilhelm Bruhn e é daí que vem o nome táxi — automóveis que utilizam taxímetro.

    _____

    O táxi, propriamente dito, apareceu historicamente quando foram aplicadas taxas à sua utilização através de taxímetros. Contudo, o serviço de transportar pessoas numa grande cidade a qualquer pessoa que o solicite é quase tão antigo como a civilização. O primeiro serviço desse género apareceu com a invenção do riquexó — carro de duas rodas puxado por um só homem. Existia, embora em pouca abundância, nas principais cidades da Antiguidade, mas era exclusivo das elites, que possuiam escravos para puxar esses carros.

    Nas ruas da Roma Antiga, circulavam liteiras transportadas por dois ou quatro escravos que levavam quem quer que os solicitasse. Essa pessoa teria de pagar apenas o preço previamente estipulado pelo amo desses escravos. Apesar de já existirem veículos com rodas, os “táxis” romanos não os utilizavam devido às movimentadas vias de comunicação da metrópole.

    Depois da Queda do Império Romano do Ocidente, os carros e carruagens começaram a desaparecer das grandes metrópoles, tal como a sua população, que foi para o meio rural à procura de subsistência. Este acontecimento ditou o fim dos serviços de transporte público e privado.

    Na Idade Média o transporte de pessoas era assegurado por carruagens muito rudimentares de tracção animal, que no Renascimento foram melhoradas tendo sido acrescentados ornamentos, cobertura e até cortinas. Em 1605, apareceram em Londres as primeiras carruagens de aluguer — as hackney. O sucesso foi tanto que, em 1634, o elevado número de carruagens de aluguel fazia com que as principais ruas da metrópole ficassem completamente engarrafadas, o que levou o Parlamento a limitar o número de carruagens a circular. Mas não só em Londres havia problemas de tràfego por causa de carruagens de aluguer; também em Paris, primeiro os corbillards e depois os sociables, fizeram um estrondoso sucesso no século XVII. Já nos finais do mesmo século, surgiram na Alemanha os inovadores landau e os landaulet (versão reduzida do Landau). Posteriormente, no século XVIII, foi criado o gig em França, que deu origem ao tilbury em Inglaterra e posteriormente ao cabriolet. No século XIX já qualquer grande cidade tinha centenas, ou mesmo milhares de carruagens de aluguel.

    Os primeiro táxis motorizados apareceram em 1896 na cidade alemã de Estugarda. No ano seguinte, Freidrich Greiner abriu uma empresa concorrente, na mesma cidade, mas os seus carros estavam equipadas com um sistema inovador de cobrança — o taxímetro. A implantação dos táxis foi generalizada em 1907. Nesse mesmo ano, em Paris, todos os carros de aluguel tinha de possuir um taxímetro obrigado por lei. Antes da Primeira Guerra Mundial já todas as grandes cidades europeias e americanas tinham serviço de táxis legais e pintados com esquemas de cores diferentes. Desde então as alterações foram poucas, apenas nos aparelhos possuídos pelos carros, tais como um rádio, ou ar condicionado.

  2. A ORIGEM DA PALAVRA TÁXI
    Taxi: de taxímetro ( despesa + medidor )

    Talvez porque estejamos tão familiarizados com os termos taxímetro ( aparelho que mede a distância e calcula a quantia a ser paga ) e taxi ( veículo de aluguel equipado com taxímetro ), os detalhes abaixo se tornam necessários.

    1. No século XIX era muito comum pequenas carruagens de aluguel chamadas cabriolés ( duas rodas, um cavalo, conversível ), que na França e na Inglaterra se chamava CABRIOLET.

    2. Na Inglaterra a palavra foi reduzida para CAB, com o mesmo uso. O cocheiro era chamado de CABBY.

    3. No fim do século passado inventou-se um aparelho mecânico para possibilitar o pagamento do uso dos cabriolés em função da distância. O aparelho foi chamado de TAXÌMETRO ( taximeter ). Os cabriolés assim equipados foram chamados de TAXIMETER CAB, depois reduzido para TAXICAB

    4. Continuando o processo de abreviação vocabular, chegamos ao TAXI.

    5. Com o advento do automóvel, a mesma terminologia foi transferida para as ” carruagens sem cavalo “. Nos EUA até hoje os termos CAB, TAXICAB e TAXI são usados indistintamente.

    6. Como dissemos o antigo cocheiro era conhecido como CABBY, mas este termo não é mais utilizado, preferindo-se taxi driver. Já no Brasil, o antigo cocheiro virou Chofer de Praça, Chofer de Taxi e hoje são chamados de Motoristas de Taxi ou Taxistas.

  3. A palavra Taxi não tem a ver com taxa. Ela se deve a um nobre germânico, que ganhou uma concorrência para o serviço de correio na região va Baviera. Para tanto, se valia de uma série de veículos leves, carroças, para realizar o transporte da correspondência entre as cidades. Pela disponibilidade, passou a levar também pessoas. O sobrenome dele era Taxis. Por extensão, qualquer transporte de pessoas passou a ser chamado de Texi, pois no local, na época, quase todas as charretes que levavam as pessoas pertenciam a ele, era um taxi. Esta história eu encontrei numa revista em espanhol, há muitos anos. Pela lógica, achava que se referia a taxa, mas taxa não declinaria em taxi, pois os romanos deixaram sua velha colônia há muito, mesmo que 60 % das palavras do inglês atual vieram do latim através do francês, no século XVI.

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