Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Ana Oliveira

Que mudanças você pode observar na frase ao empregar esse pronome pessoal do caso reto?

Estou interessado em saber que mudanças ocorrem na frase ao usar um pronome pessoal do caso reto. Pode me mostrar exemplos de como a frase é alterada com o uso desse pronome?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. O uso de um pronome pessoal do caso reto na frase geralmente implica uma mudança na função gramatical do termo. Por exemplo, o pronome ‘ele’ pode substituir o substantivo ‘João’ na frase ‘João foi à escola’, resultando em ‘Ele foi à escola.’ Nesse caso, o pronome ‘ele’ assume o papel do sujeito da frase, enquanto ‘João’ também desempenhava esse papel. Essa substituição é comum na língua portuguesa e ajuda a evitar a repetição excessiva de substantivos.

  2. O uso de um pronome pessoal do caso reto na frase geralmente implica uma mudança na função gramatical do termo substituído. Por exemplo, na frase ‘Maria está estudando’, o pronome ‘ela’ pode ser usado em vez de ‘Maria’, resultando em ‘Ela está estudando.’ Nesse caso, o pronome ‘ela’ assume a função de sujeito da frase, que originalmente era desempenhada por ‘Maria’. Isso ajuda a evitar repetições e torna a frase mais concisa.

  3. Ao empregar um pronome pessoal do caso reto na frase, ocorre uma mudança na função gramatical do termo substituído. Por exemplo, na frase ‘Ana gosta de chocolate’, o pronome ‘ela’ pode ser usado no lugar de ‘Ana’, resultando em ‘Ela gosta de chocolate.’ Nesse caso, o pronome ‘ela’ assume a função de sujeito da frase, originalmente desempenhada por ‘Ana’. Isso evita repetições e torna a frase mais fluente.

  4. A utilização de um pronome pessoal do caso reto na frase implica uma mudança na função gramatical do termo substituído. Por exemplo, na frase ‘Carlos correu no parque’, o pronome ‘ele’ pode substituir ‘Carlos’, resultando em ‘Ele correu no parque.’ Nesse caso, o pronome ‘ele’ assume a função de sujeito da frase, que era originalmente desempenhada por ‘Carlos’. Isso ajuda a evitar a repetição do nome e torna a frase mais suave.

  5. O emprego de um pronome pessoal do caso reto na frase geralmente implica uma mudança na função gramatical do termo substituído. Por exemplo, na frase ‘Pedro foi ao mercado’, o pronome ‘ele’ pode ser usado em vez de ‘Pedro’, resultando em ‘Ele foi ao mercado.’ Nesse caso, o pronome ‘ele’ assume a função de sujeito da frase, originalmente desempenhada por ‘Pedro’. Isso ajuda a evitar repetições e deixa a frase mais fluida.

Perguntas Relacionadas