Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

QUEM CONHECE OS SINAIS QUE VEM DE FABRICA NOS PNEUS ?

Sim, sinais que indicam uma série de coisas, se o pneu é de primeira linha ou não e uma infinidade de coisas, sinais até aonde ele deve ser gasto etc . Alguém explica isso com clareza ?
Ébrio amigo= Percebeu a resposta da BETTY=se tivesse encontrado essa menina no passado seria provável estar casado hoje, só encontrei mulher que só sabia a cor do sabão de lavar roupa…he..he..he…

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Olá amigão.

    É verdade, nos pneus há códigos de melhor uso e aproveitamento, eu desconheço, compro pelo menor preço, rsrsrsrs.
    Abração.

  2. Bom amigoo…eu aprendi sabe por causa da auto escola…ai tinha que fazer a prova ai aprendi..mas esqueci…só sei que tem uns pneus que vem tipo com uma letra W ou T..quando começa a desgastar as letras significa que precisa trocar os pneus….e tem outros que tem um outro simbolo…que se desgastar tbm significa que precisa trocar…os sulcos ..que são por onde a água escoa no pneu sabe?Tipo aquelas “linhas”…desculpa não saber te explicar direito..eu só sei que não pode ter menos que 1,5 mm…pq se for menos disso..já é considerado pneu careca..

    Bom..é o que sei..desculpa não saber mais..beijos boa tarde.

  3. migo são aquelas listras vermelha, amarela ou verde que indicam que é recondicionado, mas são bons, mais baratos, duraveis, os que são realmente novos, não tem marca nenhuma, só o nome aro, essas coisas, so não sei se as cores são classificação da qualidade durabilidade, aki em casa nos usamos dura bastante, nunca deu problema, bd

  4. Sei o básico sobre pneus e achei melhor indicar-lhe um bom site que explica com precisão sobre este e outros assuntos também, o HowStuffWorks (link abaixo).

  5. Os sulcos de um pneu não podem ultrapassar 1,6 mm.
    Para saber se ainda estão em prefeitas condições, basta colocar uma moeda de 1 real nos sulcos, se cobrir toda a parte dourada da moeda, ainda estão bons, mas se não cobrir, chegou a hora de trocar.
    Informações Técnica de Pneus:
    – DOT:
    Para saber a idade o data de fabricação do seu pneu você tem que ler o código DOT que
    vem estampado no seu pneu. DOT = Department of Transportation, informa que o pneu está
    conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT
    seguido por duas letras o número que representa a fábrica onde foi produzido. Depois três
    ou quatro números dependendo de quando foi produzido:
    Pneus produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois
    números são a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi produzido e
    os últimos dois são o ano.
    Exemplo: DOT AX 3003
    30 é a semana 30 do ano.
    03 é o ano 2003.

    Pneus antes do ano 2000 so tem 1 dígito para o ano.
    Exemplo: DOT AX 148
    14 é a semana 14 do ano.
    8 é o ano de 1998

    – TREAD:
    O tread do pneu é a parte de fora do pneu que se desgasta com o tempo. Cada modelo e
    marca de pneu têm um estilo diferente de tread dependendo no propósito do pneu.

    – SIMÈTRICO OU ASSIMÈTRICO:
    Para saber saber se o pneu possui desenho simétrico ou assimétrico, é fácil, basta criar uma
    linha imaginária no meio da banda de rodagem, se o pneu for simétrico o desenho será igual
    nos dois lados da linha imaginária, por sua vez, se o desenho não for igual, o pneu será assimétrico.

    – PAIS ONDE FOI FABRICADO:
    Em todos os pneus é preciso constar o país onde foi produzido. Nos pneus importados,
    normalmente os dados estão em inglês. Um pneu fabricado no Japão: Made in Japan, se foi
    fabricado na Coréia o Sul: Made in South Korea.

    – MEDIDA DO PNEU:
    A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste de largura/rácio do tamanho da
    parede do pneu comparado com a largura e o raio
    Exemplo: 175/70R13
    175 é a largura do pneu.
    70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5
    13 é o diâmetro do pneu, neste caso 13 polegadas.
    R significa que o pneu é radial

    – TREADWEAR:
    Este número pode variar de 60 a 600, quanto maior o número, mais o pneu irá render. Por
    exemplo, um pneu Treadwear 400 deveria render duas vezes mais que um pneu com
    Treadwear 200. Este número indica quanto seu pneu dura em pistas de testes do governo. Já
    que ao dirigir sua velocidade não é estável, e o tipo de pista difere com as pistas do governo,
    esse número não será exato. Mas você pode ter certeza que quanto maior
    o número do Treadwear o mais vai render o pneu.

    – LETRA DE TRACTION:
    É baseado na habilidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem
    nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA, A, B e C; AA sendo o mais alto e C o mais baixo.

    – LETRA DE TEMPERATURA:
    O índice de temperatura escrita no pneu indica a habilidade do pneu dissipar o calor e como
    lida com o acúmulo de calor. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior.
    O índice só aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão escrito no
    manual do carro. Inflação, excesso de velocidade ou excesso de peso, faz com que o pneu
    esquente mais rápido, causando seu desgaste precoce e, possivelmente fazendo ele falhar.

    – VELOCIDADE MÁXIMA DO PNEU:
    Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu veja a tabela de
    códigos abaixo. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu depois da
    medida. Exemplo: SP Sport Maxx 100Y Y e a letra que designa a velocidade do pneu, neste
    caso Y representam 300 km/h na tabela.
    Código km/h Código km/h
    A1……….. 5 ……. L ………. 120
    A2………….10…….M……….. 130
    A3………….15…….N……….. 140
    A4………….20…….P……….. 150
    A5………… 25…….Q………..160
    A6……….. 30……..R………..170
    A7……….. 35……..S………..180
    A8…………40……..T………..190
    B…………. 50……..U………..200
    C…………. 60……..H………..210
    D…………. 65……..V………..240
    E…………..70……..Z…….mais de 240
    F…………..80……..W………..270
    G………. ..90…….(W)….mais de 270
    J………….100……..Y………..300
    K…………110…….(Y)….mais de 300

    – DURABILIDADE:
    Depende de muitas variáveis como a marca, modelo, medida, especialmente a condição da pista e o terreno. As pistas no Brasil não são muito boas levando aos pneus durarem menos que em países como Estados Unidos e países da Europa. Veja qual são os maiores perigos a um pneu.

    – GARANTIA:
    O tempo de garantia de um pneu depende muito da marca, modelo e medida. Para saber
    quanto tempo de garantia têm o pneu específico que você está comprando por favor verifique
    na loja em que você estiver comprando. No entanto, a garantia depende muito de caso a caso.

    – CUIDADOS:
    Sub-inflação:
    Sub-inflação faz que um pneu se desgaste mais na parte de fora do tread, deixando a área
    central do tread muito menos desgastado.
    Excesso de Inflação:
    Excesso de inflação no pneu resulta na área central do tread sendo forçado em contato com a
    estrada causando desgaste rápido no centro e ombros do tread.
    Os Erros de Alinhamento:
    Um exemplo típico do desgaste provocado por o erro de alinhamento na roda da frente é um
    desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão
    em cima do tread da roda.
    Fim de Vida:
    Um pneu atingiu o final da vida depois de chegar ao padrão mínimo legal de profundidade de
    1,6 milímetros. O pneu ainda pode ser usado mais não e seguro usá-lo.
    Travagem de Emergência:
    Uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastem
    rapidamente através do revestimento causando a perda de ar de dentro do pneu.
    Pedaços:
    Objetos afiados podem causar danos consideráveis tornando um pneu avariado e pode
    causar que explodão em velocidades mais rápidas.
    Danos de Impacto:
    Esse dano é causado por um impacto para o flanco. O bojo ou “ovo” indica a localização do
    dano.

    TT:
    TT significa Tube Type, que indica que o pneu usa uma câmara de ar por dentro do pneu.
    Normalmente quando um pneu é TT as palavras Tube Type vem estampado no pneu. Hoje em
    dia há poucos pneus sendo produzidos com a tecnologia TT já que é uma tecnologia antiga que
    a sido substituída com ou TL.

    – TL:
    TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro.
    Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.

    – ALINHAMENTO:
    Pneus desequilibrados causam vibrações no pneu e podem causar que os pneus se
    desgastem mais rápido e que tenham uma vida mais curta. Também pode causar danos a
    suspensão do veículo. É importante que os pneus sejam alinhado quando primeiro
    montado na roda do carro o quando haver um reparo o trocou de roda no carro.

    – CALIBRAGEM:
    No manual do seu carro. Vá para a ultima pagina no manual, o índice, e procura a
    palavra “Pneu”. Vá para a pagina indicada. Nessa pagina deverá aparecer a pressão de ar
    ideal para colocar no pneu ou deverá indicar aonde no carro esta escrito. Caso não estiver
    escrito no manual do carro pode estar escrito na tampa de gasolina ou no lado de dentro da
    porta. Já que o mesmo carro pode ser montado com mais de um tamanho de aro, verifique
    qual aro seu carro tem para não colocar a pressão errada.

    – DIRECIONAL:
    Depende do tread do pneu. Veja os tipos de tread. Pneus com tread assimétrico não tem um
    direção específica então podem ser montados apontando para qualquer direção. Pneus
    simétricos e unidirecionais só podem ser montados apontando para uma direção já que é o
    jeito que o tread foi desenhado para melhor performance. Abaixo há uma foto de um pneu direcional.
    Pneus que só podem ser usados em um direção normalmente vem com uma flecha
    estampada no pneu com a direção em que tem que rodar.

    – PNEU LISO:
    Pneus lisos têm menos tread e um menor canal por onde água e ar podem passar enquanto o
    pneu está girando. Sem o tread, o pneu torna-se mais perigoso em dias chuvosos ou quando a
    pista estiver molhada e o motorista estiver em alta velocidade, ocorrerá que o pneu não irá
    conseguir dispersar tão rapidamente a água embaixo do pneu. Quando isso acontece ele irá
    parar de ter contato físico com a pista, escorregando na água (em um caso como esse, diminua
    sua velocidade gradualmente e NÂO freie o carro).

    – HORA DA TROCA:
    Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida,
    agora, se o usuário irá prestar atenção ou não, é outra história. Veja a imagem abaixo para
    entender a expliacação. A maioria dos penus hoje vêm com uma barinha bem no centro,
    quando o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta
    barra indica quando seu pneu pára de ser seguro.

    – PÊLOS NO PNEU:
    Os pêlos não são sinal de defeito mas a prova de um pneu novo. Alguns pneus fabricados
    saem com estes pêlos do molde mas muitas marcas raspam os pêlos antes de vender o
    pneu ao cliente. Este pêlo é causado por o excesso de borracha que escorre do molde
    quando o pneu é fabricado.

    – CERTIDICADO DO IMETRO:
    Para saber se seu pneu foi aprovado pelo Imetro (Instituto Nacional de Metrologia,
    Normalização e Qualidade Industrial) procure um logo parecido ao da foto. Do lado do logo
    da Imetro há um código específico a cada empresa de pneu. Todo pneu vendido no Brasil
    tem que ter a estampa do Imetro, se não tiver, o pneu não foi aprovado para uso no Bra

Perguntas Relacionadas