É o seguinte moro em Fortaleza, e percebo que por aqui em época chuvosa, o vento muda muito de direção, o normal é soprar do leste para oeste, mas quando chove muito o clima muda e o vento começa a soprar de oeste para leste. Aí queria que alguém me explicasse porque só em épocas de chuva que a direção do vento muda por aqui queria saber a causa disso e o porque que quando o clima ta normal não acontece isso. Espero boas respostas, isso é muito importante para mim, e sei que em qualquer canto o vento pode mudar de direção, apenas me baseei por aqui.. Obrigado (:
É muito simples a chuva é o encontro de duas massas de ar, uma fria e outra quente, quando elas se chocam provocam a chuva, como vê, elas vêm em direção opostas.
Veja bem considere que esse fenômeno envolve muitos milhares de quilômetros de extensão e outros milhares de ar ok? Quando o tempo esta bom e o vento sopra do leste para o oeste certo? A leste da sua cidade fica o Oceano Atlântico e a esquerda uma grande massa de terra que é do continente, baseado no principio de que o ar quente é mais leve que o ar frio imagine o aquecimento do sol sobre essas duas superfícies. A terra esquenta bem mais rápido que o mar logo o ar que fica próximo a superfície do continente aquece rapidamente tendendo a se deslocar para o alto, como não ficam espaços vazios sem ar o ar mais frio que é mais pesado que esta sobre o mar se desloca em direção ao espaço deixado pelo ar quente do continente que subiu entende? Quando chove acontece o inverso a massa de ar fria que leva as chuvas derruba a temperatura na altura das nuvens e vem resfriando ate o solo, então como o continente fica levemente mais frio que o oceano o ar faz o caminho inverso indo para o espaço vazio que o ar mais quente do oceano deixou ao se deslocar para o alto. O principio básico de uma roda aonde o ar quente e mais leve sobe até as nuvens se resfria fica mais pesado e desce novamente sempre girando…. OK?
são opostas
Como Fortaleza está situada a beira mar, o aquecimento desigual entre a água e o continente gera uma circulação de ventos do mar para o continente.
No caso de chuvas esta situação é modificada (perturbada) , gerando ventos em direções variadas.