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Anônimo(a)

Queria saber se existe ou existiu o sistema funicular em ferrovia em São Paulo?

Queria saber se existe ou existiu o sistema funicular em ferrovia em São Paulo?

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2 Respostas

  1. Sim, existiu , mas não está mais em operação – este sistema foi usado entre Paranapiacaba ( Sto André ) e Cubatão/Santos. Muitas pessoas nem fazem idéia de como era feito o transporte de cargas entre Santos e o restante do estado até meados de 1950. Hoje estado de São Paulo é cortado por excelentes rodovias (pagas é claro) de cima a baixo, mas a 100 anos atrás como era vencido o enorme desnível entre a serra do mar e a região da capital paulista?

    A vila de Paranapiacaba localizada na região de Santo André-SP foi construída principalmente como ponto de parada antes da descida dos trens da serra, ou ponto de chegada após a subida dos mesmos. É uma vila em sua maioria no estilo inglês, que continha a vila de operários, a casa do engenheiro chefe, um relógio parecido com o famoso Big Ben londrino, entre outros… Hoje Paranapiacaba é estância turística de Santo André e possui dentre outros pontos positivos o museu do Sistema Funicular.

    Para vencer os mais de 800 metros de desnível entre Paranapiacaba e o nível do mar (hoje Cubatão) foi contruída ao longo da serra o primeiro Sistema Funicular que possuia viadutos (pontes) mas nenhum túnel. Possuia quatro patamares e motores a vapor gigantes movimentavam os cabos de aço que corriam no meio do trilho e eram presos ao “Serra Breque” locomotiva sem motor, apenas com freio, que era presa aos demais vagões para descer ou subir a serra. Isso tudo construído em 1867. Na vila de Paranapiacaba existe o museu do primeiro sistema funicular preservado, ou seja, na vila ficava o último patamar, e a última casa de máquinas a vapor.
    A primeira linha e toda a infra-estrutura do primeiro sistema funicular praticamente desapareceram. A linha férrea foi totalmente remodelada, com novas pontes de concreto, mas aproveitando o traçado original, sem túneis, e hoje é usada pela MRS com o sistema de cremalheira-aderência, para vencer a serra e tranportar principalmente minério de ferro até a cubatão e santos.

    O segundo sistema funicular da Serra Nova ainda existe (exceto a casa de máquinas localizada em Paranapiacaba que foi reformada) e liga basicamente Paranapiacaba a Cubatão. As máquinas do sistema funicular ainda se encontram no mesmo lugar, o que o tempo ainda não comeu, foi alvo de saqueadores, ou mesmo vândalos que somente destroem parte da memória de nosso País. Muitos aventureiros descem o percurso de Paranapiacaba até Cubatão a pé atravessando as pontes podres, túneis tomados pelo mato, mas que não deixa de ser uma excitante aventura pelo passado da ferrovia.

  2. Aproveitando a sua pergunta:

    Ô caça troll ? vc viu quantas perguntas e respostas suas foram excluídas ? kkkkkkkkkk – vai ter mais heim ! eu não disse que ia ficar na sua cola !

    Respondendo : Existiu na antiga ferrovia de Santo André ( Paranapiacaba ) até Cubatão( Santos ).

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