Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

queria saber tudo sobre os porquinhos da índia?

comprei um porquinho da Índia e dei lhe o nome de faisca depois foi para a catequese e quando voltei ele estava a morrer deu me tanta pena velo a morrer nos meus braços depois a minha mãe e eu fomos á feira buscar outro porquinho da Índia e agora tenho medo que ele morra ajudem-me por favor

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Cuidados

    Fáceis de criar, os porquinhos-da-índia demandam poucos cuidados. Não necessitam de vacinas nem vermífugos. A atenção deve ser em relação à alimentação adequada e à limpeza do ambiente.

    Exemplares de pelagem curta não necessitam de banhos ou escovações. As raças de pelagem longa, ao contrário, precisam ser escovadas regularmente.
    Alimentação

    Como são herbívoros, hortaliças frescas não podem faltar nas refeições diárias. Eles necessitam de grande quantidade de vitamina C, existente nos vegetais, como brócolis e couve. Sirva-as uma vez ao dia, mas evite a alface em excesso, que pode causar diarréia.

    Forneça à vontade a ração peletizada específica para porquinhos-da-índia. Caso não encontre, pode ser substituída pela ração para coelhos.
    Reprodução

    Assim como os coelhos, os porquinhos-da-índia são ótimos procriadores. Os machos estão prontos para iniciar o período de reprodução aos dois meses de vida, enquanto as fêmeas entre um e três meses. A cada 18 dias, em média, elas entram no cio, fase que dura 24 horas. A gestação leva cerca de 68 dias e se finaliza com o nascimento de dois a cinco filhotes, com olhos abertos, peludos e ativos. Em geral, as fêmeas dão luz à ninhada à noite e, poucas horas depois, já estão aptas para reproduzir novamente.

    A higiene é muito importante para a gaiola desses animais tipicamente bagunceiros. Não é raro vê-los saltando dentro de seu prato de comida ou chutando fezes em sua água e quando a sua urina seca ela cristaliza, tornando muito difícil a sua remoção. Depois que a gaiola é limpa, é comum ver o animal urinando ou arrastando o seu corpo pela jaula para demarcar o seu território.

    Dividir o espaço com outros animais também é arriscado. Roedores como, hamsters ou Gerbos, podem aumentar a incidência de doenças respiratórias ou agir de forma agressiva contra os Porquinhos da Índia. Animais maiores como cães e gatos podem ser treinados a aceitá-los ao serem expostos gradualmente ao roedor. Mas essa aceitação depende de uma boa dose de sorte.

    Quanto à alimentação, é importante incluir um pouco de feno na dieta do animal pois eles precisam de celulose. Os Porquinhos da Índia também não têm a capacidade de sintetizar vitamina C, portanto devem receber diariamente vegetais frescos e frutas. A ração seca encontrada nas lojas de animais ou supermercados não deve representar mais de 20% da ração diária do bicho.

  2. O equipamento básico consiste numa gaiola (40x60cm no mínimo), quanto maior melhor, numa casinha, num pratinho para comida ou comedouro, um bebedouro com esfera rotativa, aparas de madeira (ou outro material apropriado) para cobrir o chão e claro sempre muita comida disponível.

    Acompanhado de pequenos afagos, o porquinho necessita também de fazer exercícios num espaço amplo, de maneira a poder correr um pouco e distanciar-se do ambiente claustrofóbico da gaiola.

    A alimentação deverá ser fornecida sempre a uma hora regular, bem como os dias em que a gaiola é limpa, dado que é sempre mais fácil fazer as coisas se estas obedecerem a um calendário regular.

    Se a gaiola for limpa regularmente, os porquinhos não irão cheirar mal, pelo que não existe problema nenhum com cheiros dentro de casa.

Perguntas Relacionadas