Pessoal quero adotar uma criança , alguem sabe onde posso adotar uma?
Anônimo(a)
perguntou em 18 de agosto de 20082008-08-18T04:37:32-03:00 2008-08-18T04:37:32-03:00Adoção
quero adotar uma criança?
Você precisa entrar para adicionar uma resposta.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
ASSIM:
Como proceder para adotar um filho?
Qualquer pessoa com mais de 21 anos, independente do estado civil, pode adotar, desde tenha pelo menos 16 anos a mais do que a criança a ser adotada. Já a criança deve ter até 18 anos, exceto se já estiver sob guarda ou tutela, e após total certificação de que os pais biológicos sejam desconhecidos ou tenham sido destituídos do pátrio poder.
A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal da criança ou adolescente. Parentes podem solicitar a adoção, mas avós e irmãos devem pedir, através do Serviço Social Judiciário, a Guarda e Responsabilidade da criança.
O primeiro passo para adoção é procurar o Juizado da Infância e Juventude para fazer um Cadastro de Pretendentes para Adoção com dados de identificação pessoal, renda financeira, profissão e domicílio. Também deve identificar sexo, cor e idade da criança ou adolescente pretendido. Nesta primeira etapa, é preciso levar os seguintes documentos:
· Certidão de Antecedentes obtida em cartório
· Xerox da Certidão de Nascimento ou Casamento
· Xerox da Carteira de Identidade e do CIC
· Atestado de Antecedentes Criminais obtido em uma Delegacia de Polícia
· Atestado de Idoneidade Moral, firmado por 2 testemunhas e firma reconhecida em cartório
· Atestado de Sanidade Física e Mental dado por um médico
· Xerox do comprovante de residência
· Fotos coloridas dos candidatos ao cadastro
· Declaração de Bens do menor a ser tutelado, se for o caso.
Embora toda essa burocracia assuste um pouco, ela é necessária para que o Estado dê a guarda de uma criança a alguém. A chamada “adoção à brasileira”, isto é, quando uma pessoa registra a criança adotada como se fosse natural é proibida por lei, com pena de prisão e perda da guarda da criança.
Um dos motivos para a demora no processo de adoção é a preferência por crianças recém-nascidas, brancas e do sexo feminino, que são minoria entre as crianças em situação de adoção.
Segundo a psicóloga Dulce Barros, essa preferência pode refletir dois erros de avaliação do casal que pretende adotar: “Primeiro, as pessoas têm a falsa idéia de que a menina é mais dócil e tem menos problemas, o que não é verdade. Segundo, porque isso pode ser uma espécie de recusa em aceitar o ato da adoção, uma tentativa de fazer de conta que o processo foi natural.”
A assistente social Maria Josefina Becker explica que isso pode ser revertido através do trabalho de psicólogos a assistentes sociais que trabalham durante o processo.
Voce pode adotar e é uma linda ação de Amor…
Voce vai ter q procurar uma conselheira tutelar…
encaminhar os papeis necessarios ao Juiz da Infacia.
fazer exames piscologicos e fisicos para ver se vc esta apto a adoção
e depois por ultimo procura um orfanato ou lar de crianças mais proximo…
Ok?
Boa Sorte
O que você precisa fazer é procurar a Vara da Infância de sua região ou o Conselho Tutelar, e dar entrada com um pedido formal de adoção.
Para isso você precisará reunir alguns documentos, mas não é nada de outro mundo. Entre no site do Projeto Recriar para encontrar a lista de documentos e o modelo da declaração de Idoneidade Moral (você irá precisar). Pode copiar o modelo de graça mesmo: http://www.projetorecriar.org.br
Sei que já escrevi isso mas quero reforçar: você mesmo pode reunir toda a documentação, não é preciso contratar nenhum advogado nem nenhuma ONG, e os custos para reunir estes documentos é irrisório. A lista parece grande e assusta um pouco, mas você reune tudo em três tempos. Escrevo isso porque tem muita ONG “pilantrópica” por aí cobrando uma fortuna para intermediar o processo, alegando serem custos para conseguir os documentos.
Outra dica: a de declaração de sanidade mental é uma declaração simples que pode ser feita por qualquer médico no posto de saúde mesmo. Não precisa de psicólogo nem fazer testes, basta uma declaração do óbvio: que você não é um deficiente mental óbvio.
Ah, sim, e cuidado também com o “golpe da adoção” (tem agente até aqui no Yahoo aplicando-o): gente que aparece dizendo que está grávida e quer entregar o bebê para você, mas logo depois começa a pedir dinheiro (para parto, para pré-natal, para aluguel ou para qualquer outra coisa) e depois desaparece. Vá pela via legal, é demorado mas é seguro.
Querida amiga, o seu usuario não permite email, pra que eu possa manter contato com vc precisaria que vc liberasse o seu perfil pra email, ai te passo meu msn , pra gente tc com privacidade ou entre no meu usuario e mande um email se possivel. Bjus no seu coração
Para que vc possa adotar uma criança,é preciso que vc e seu marido dirijam à vara da infância e da juventude para se cadastrarem,e serem informados de como proceder.Lá vcs vão ter toda a orientação,ou então entrem no site http://www.filhosdocoracao.com.br que vcs tb terão algumas instruções nescessárias.Boa sorte,e que DEUS te abençõe nessa decisão.
> PROCURE UMA PARÓQUIIA E TOME ESTAS INFORMAÇÕES <