Esta questão refere-se a uma experiência em que um professor mostrou a dissolução completa do cádmio metálico pelo ácido clorídrico realizada num béquer. Ele chamou a atenção para os aspectos notáveis dessa dissolução, tais como: aquecimento espontâneo do béquer, desprendimento gasoso durante a solução, formação final de apenas uma solução incolor. E perguntou:
I. O cádmio sofre oxidação?
II. A reação exotérmica?
III. O cloreto de cádmio é solúvel em água?
IV. O gás desprendido é cloro?
Para qual (ou quais) das perguntas, a(s) resposta(s) é(são) afirmativa(s)?
a) Somente para as perguntas I, II, III.
b) Somente para as perguntas II e IV.
c) Somente para as perguntas I e III.
d) Somente para as perguntas IV.
e) Para todas as perguntas.
A resosta é a) mas por que? Ajuda!!
resposta A
Vamos por partes, a reação que ocorre é:
Cd + HCl <---------> CdCl + H2 (reação não balanceada)
I. Se nos compararmos o Nox (numero de oxidação) do Cd (cádmio) ele era 0 (todo elemento isolado é zero) e o Nox do cádmio no cloreto de cádmio é +1. Como o nox do cádmio passou de 0 para +1 houve perda de elétrons, portanto o cádmio sofreu oxidação.
II. Como o béquer estava aquecido ao final da reação, isso indica que a reação libera calor para o ambiente, portanto, trata-se de uma reação exotérmica.
III. Como ao final havia apenas uma fase (o liquido era incolor, sem partículas visíveis) percebe-se que o produto formado (cloreto de cádmio) foi solibilizado, sou seja, o cloreto de cádmio é solúvel em agua.
IV. Não, percebe-se pela reação que o gás desprendido é o H2 (hidrogênio), não o Cl2 (cloro) como o dito pela afirmação.
Espero ter ajudado, se ainda persistir alguma dúvida não hesite em perguntar.