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  • 0
Anônimo(a)

Reduzir a velocidade do carro pela marcha prejudica algo?

diminuir a velocidade do carro pela marcha danifica o carro? Qnd esta em terceira e vc coloca em segunda, mas ainda esta numa velocidade para terceira, e o carro da aquele “tranco” e diminui.. É bom fazer isso pra poupar os freios ou tem algum efeito colateral? E em uma descidona tbm, em que se vc colocar em ponto morto o carro xega a 80km/h soh que vc deixa na segunda marcha sem usar os freios e deixa a marcha baixa “segurar” o carro, tem algum problema??

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5 Respostas

  1. pra q diminui pela marcha, assim tu so força o motor e o cambio. é mais facil freia com o freio né. é pra isso q ele serve

  2. sim prejudica o motor com vazamentos de óleo e a caixa pois força muito

  3. Ora pois! utiliza os freios , além de eles serem feitos para isso o desgaste dos componentes custa bem mais barato! freio motor só descendo a serra para evitar a velha fadiga nos freios!

  4. vC FORÇA A CAIXA DE MARCHAS…. esta redução de que vc fala somente é utilizada quando vc vai freando o carro para entrar numa curva

  5. Todo mundo errou a resposta. É claro que não se deve frear um carro com o câmbio, isso só numa emergência, quando os freios falham, por exemplo. Mas o correto é ir dimiuindo as marchas antes de usar o freio. O pessoal disse que força mais o câmbio, mas ele foi projetado para aguentar mais que o frágil sistema de freio, e, a não ser que você force a barra, ele não vai quebrar.
    Claro que se você trocar a marcha com o motor acelerado, corre o risco de quebrar o câmbio ou até de travar o motor. Cada coisa foi feita para ser usada de uma maneira correta, equilibrada, harmoniosa, e toda vez que algum barulho estranho ou tranco acontece, alguma coisa está errada.
    Em relação a andar em ponto morto, além de se arriscar a levar multa, o motor pode afogar, e então você fica sem uma série de itens, como direção hidráulica, servofreio e outros itens que dependem do motor para funcionar. NUNCA DESÇA UMA LADEIRA NO PONTO MORTO, a suposta economia de combustível não compensa os riscos!
    Quanto a sua última hipótese, o risco não é para o câmbio, mas para o motor. Usar uma marcha menor que a adequada vai fazer o motor girar muito além de sua rotação máxima, principalmente quando precisar ultrapassar um carro ou subir uma ladeira, o que pode até fundir o motor.
    Amigo, se quer dirigir, dirija direito, do modo como o carro foi projetado para ser dirigido, e não fique inventando moda! Ou então, ande de bicicleta ou de ônibus, ou contrate um motorista particular!

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