Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Regar plantas com água com ferrugem?

Ouvi dizer que faz bem para as plantas regá-las com água com ferrugem, um amigo meu coloca água em um recipiente com vários pregos enferrujados e depois molha as plantas com essa água, devido ao fato da terra absorver uma quantidade de ferro (Fe) a qual não consegue ser obtida através de adubos e fertilizantes, é coerente essa técnica para estimular a planta no seu crescimento?

Obrigado

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Coloque água no frescor da manhã ou da noite, quando não houver vento e quando a evaporação da água for mínima.
    Evite molhar as plantas suscetíveis a doenças à noite. Se a água permanecer na folhagem da planta durante horas, ela estimulará as doenças fúngicas a atacarem as folhas, os botões, as flores e os frutos. As plantas suscetíveis a manchas nas folhas, deterioração dos frutos e ferrugem nas flores devem ser molhadas de manhã, quando o sol secará rapidamente as folhas e impedirá o desenvolvimento dos fungos.

    Coloque cerca de 2,5 cm de água por semana em muitas plantas e no gramado. A idéia é manter o solo levemente úmido e evitar que ele seque completamente, o que prejudicaria a maioria das plantas. Já que as plantas nem sempre seguem a regra, existem exceções a essa orientação geral.
    Pode haver uma necessidade maior de água se o tempo estiver quente, o solo seco, ou os canteiros ou os vasos estiverem muito cheios.

    Quando o tempo estiver fresco, as plantas mais afastadas umas das outras, ou o solo pesado e úmido, será necessário menos água.

    As plantas novas precisam de mais umidade
    na superfície do solo para ajudar suas raízes a se fixarem. Você deve molhá-las com mais freqüência de acordo com suas necessidades.

    As plantas mais maduras com grandes raízes podem
    ser molhadas com maior quantidade de água e com menos freqüência do que as plantas mais novas. A umidade penetra no solo e estimula o crescimento das raízes.

    Coloque um pluviômetro em uma área aberta do jardim para saber a quantidade de água que o jardim recebe toda semana. Você pode comprar um baratinho em um centro de jardinagem. Após cada chuva, verifique a profundidade da água no interior. Um pluviômetro comercial é graduado e fácil de ler. Verifique a necessidade de uma irrigação complementar de acordo. Os pluviômetros também são úteis ao tentar determinar quando você molhou o suficiente com um pulverizador aéreo. Já que alguns pulverizadores aplicam água de maneira desigual (mais para cima e menos distante), você poderia colocar vários pluviômetros ao redor do jardim e comparar a quantidade de umidade que cada um coleta. Se as leituras variarem muito, mova o pulverizador com mais freqüência ou invista em um modelo mais eficiente.

  2. eu sei que o ferro na terra muda a cor de certas flores,ouvi isto de um paisagista.
    E o ferro é importante também p a formação da clorofila

  3. Caso faça irrigação frequente com água de ferrugem irá ocorrer uma alteração do pH do solo. Essa alteração irá impedir que as plantas absorvam a água e outros sais minerais dos quais necessitam.
    Esse tipo de irrigação não é recomendada a não ser que tenha sido feita uma análise do solo para saber se necessita do elemento químico Ferro.
    Qualquer nutriente em excesso é danoso para as plantas!

Perguntas Relacionadas