Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Regime parcial de bens?

Gostaria de saber se uma pessoa que possui um imovel adquirido antes de um relacionamento, já possui filho de um outro relacionamento. Esta se casando o seu conjuje será herdeiro deste imovel mesmo sendo adiquirido antes???
E qual seria a forma mais viável e segura para que este imóvel seja herdado somente por seu filho???

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Ola. Bom, que os bens anteriores ao casamento não entram em uma possível separação vc ja sabe, então a tua pergunta tem resposta na Lei: XI – os bens da herança necessária a que se impuser a cláusula de incomunicabilidade (art. 1.723 do CC). Quer dizer… vá ao cartório onde está registrado este bem e peça inclusão desta cláusula. Leve certidão de casamento… a incomunicabilidade impossibilita que a pessoa recebe, não vaiimpedir que ela pleiteie…, mas daí problema da pessoa. Você pode fazer uma doação em vida tamem, gravando o bem com a mesma cláusula, em benefício do teu filho e com usufruto seu até a suamorte, ou seja, ele não poderá tomar nunca este imóvel, ou vender, ou qq oura coisa até que aconteça a morte… leia a respeiro deste artigo… att

  2. Sou advogado e posso responder sua pergunta apenas com cunho de informação. Na verdade cabe esclarecer que, não existe herança de pessoa viva, ou seja, só será herdeiro a partir do momento do falecimento.
    Bem, feitas as considerações, lhe aconselho o regime de comunhão parcial de bens, porque?! Porque assim, só serão divididos em caso de divórcio os bens adquiridos na constância do casamento a título oneroso, da mesma forma que, em caso de morte, os bens adquiridos anteriormente ficam de herança para o filho, passando ele a ser herdeiro também de 50% dos bens adquiridos na constância do casamento.
    Quanto ao regime de comunhão universal, desconsidere, pois os bens adquiridos antes, também farão parte no momento da partilha quanto a parte que lhe caberá, que seja, será uma herdeira como seu filho, ou ainda melhor, pois nesse caso ela ficará com a meação de todos os bens, ou seja, 50% como conjugê, e como herdeira irá fazer parte da partilha do restante dos 50%, inviável.
    Quanto ao regime de separação total de bens, bem, por si só já esclarece que, nem um, nem outro tem direito sobre os bens doutro, cada um fica com o que adquiriu.
    Espero ter ajudado.

  3. Nesse caso vc deve fazer um contrato anti-nupcial onde fica especificado que o imóvel que vc já tem fique somente para o filho em caso de morte,
    Mas vamos e convenhamos,e caso vc tenha algum filho com essa nova mulher?seu filho com essa mulher em caso de sua morte não vai ter direito ao imóvel?
    No regime parcial de bens o que vc já possui em caso de separação não entra na partilha,então quanto a isso vc pode ficar despreocupado.
    Vc pode fazer um contrato onde diz que a casa que vc possui fique para o filho do primeiro casamento e os possíveis filhos do segundo,assim vc resguarda a todos e não somente o primeiro filho,ficando assim só a mulher de fora no caso do imovel.

  4. Não entra, mas por garantia é bom casar com separação de bens e fazer pacto pre nupcial.

Perguntas Relacionadas